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 A construção escolar do plano nacional de leitura: um estudo num agrupamento de escolas do ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3816

title: A construção escolar do plano nacional de leitura: um estudo num agrupamento de escolas do ensino básico
authors: Gamboa, Maria José Nascimento Silva
advisors: Pereira, Luísa Álvares
Donísio, Maria de Lourdes
keywords: Ensino da leitura
Política educativa: Portugal
Práticas educativas
Papel da escola
Hábitos de leitura
Diagnóstico da leitura
Plano Nacional de Leitura
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As medidas políticas tornam-se palco dos processos de apropriação e recepção que se desenvolvem a vários níveis, especificamente, na escola, na sociedade civil e na comunidade científica. A escola apresenta-se, neste processo, como um dos cenários em que alunos, pais e, em especial, os professores surgem como actores que reinterpretam o discurso oficial, reconhecendo nele potencialidades e limites, em face das suas expectativas, concepções e práticas, e que procedem à sua transposição pedagógica, através dos objectivos que seleccionam, dos objectos que lêem, das actividades e dos recursos mobilizados. A relevância social da leitura, a sua centralidade e transversalidade curriculares, assim como o investimento político no domínio da promoção leitora, na escola, através da criação do Plano Nacional de Leitura, fazem desta medida política, um campo privilegiado para a análise dos modos de recepção desenvolvidos pelos professores. Enquadrado numa perspectiva descritiva e interpretativa da investigação em Didáctica, assumindo a importância da construção pessoal e colectiva da leitura e dos leitores num quadro escolar, este estudo baseia-se no pressuposto de que a promoção da leitura, na escola, tendo como referência o PNL, terá de se ancorar no conhecimento sobre os modos de recepção desta medida política. Partindo de um desenho metodológico assente num estudo de caso, recolhemos dados, de natureza qualitativa e quantitativa, que nos permitem conhecer e interpretar a relação de um agrupamento de escolas do ensino básico com as práticas de leitura realizadas no âmbito do PNL. O percurso de análise e reflexão que construímos durante este estudo permitiu-nos sobretudo evidenciar a receptividade às propostas políticas, de nível global, actualizadas numa lógica de especificidade local. Constituem lugares de maior adesão, por parte dos professores, o reconhecimento das potencialidades do PNL, especificamente, o alargamento do fundo bibliográfico, o aumento das práticas de leitura, o maior conhecimento de diferentes géneros textuais e a possibilidade de integrar o livro nas práticas de leitura. O processo de interpretação destas propostas aparece contudo atravessado por tensões e ambiguidades. Entre os lugares de resistência, verifica-se uma certa dificuldade em desenvolver competências de leitura, de diversificação de textos e de modos de os ler. O estudo pretende constituir um contributo para o alargamento do conhecimento sobre os processos de construção escolar da leitura, de recepção desenvolvidos pelos professores, no âmbito do PNL, apresentando igualmente pistas para a avaliação das possibilidades de desenvolvimento e consecução desta medida política, assim como para a definição de políticas de formação contínua de professores.

Political measures become the stage of appropriation and reception processes which develop at various levels, specifically in the school, the civil and the scientific community. Within this process, the school is one of the sceneries where students, parents and teachers appear as actors. This makes it necessary to recognize the ways all of them, and teachers in particular, reinterpret the official discourse and recognize its potentials and limitations, according to their expectations. Also, it is important to investigate how they activate their pedagogical transposition, through the objectives they select, the objects they read, the activities they perform, and the resources they use. The social crediting of reading, its centrality and curricular transversality, as well as the political investment materialized in the National Reading Plan (PNL), make it a privileged field to analyze the reception modes developed by teachers. Framed within a descriptive and interpretive perspective of research in Didactics, and acknowledging the importance of the personal and collective construction of reading and readers in a school context, this study is grounded on the assumption that the promotion of reading, as referenced on the PNL, will have to be anchored in the knowledge about modes of reception of this political measure. Starting from a methodological framework applied in a study case, we gathered qualitative and quantitative data which allowed us to know and interpret the relationship of a group of basic education schools with the reading practices activated in the context of the PNL. The path of analysis and reflection we have built up during this study allowed us to highlight the receptivity to the political proposals, applied at a global level, materialized and updated in specific local contexts. The aspect which received more adherence was the recognition of the PNL´s potential, regarded as an opportunity to enlarge the bibliographical repository, increase reading practices, widen the knowledge of different textual genres, and integrate the book in reading practices. The process of interpretation of these proposals is, however, characterized by tensions and ambiguities. The resisting areas include a relative impossibility to develop reading competencies, as well as to diversify objects and modes of reading the texts. The study aims at contributing towards the widening of knowledge about reception processes of school construction. Furthermore, it presents clues concerning the evaluation of the development and consecution of that political measure, as well as the definition of continuing teacher training policies.
description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/3816
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DE - Teses de doutoramento

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