DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território > CSPT - Dissertações de mestrado >
 Como construir e dinamizar uma exposição interactiva de ciência
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3810

title: Como construir e dinamizar uma exposição interactiva de ciência
authors: Mendes, Inês Margarida Graça
advisors: Trincão, Paulo Renato Pereira
keywords: Educação científica
Divulgação científica
Museus de ciência
Exposições interactivas
Actividades em ciências
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho teve como objectivo descrever a concepção da exposição interactiva de ciência Mãos na Massa, bem como a criação de ferramentas de apoio/exploração da mesma. Instalada na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, esta consiste numa exposição permanente, e possui um conjunto de módulo interactivos relacionados com várias áreas da ciência. A selecção dos módulos bem como o design da exposição foi detalhadamente descrita neste trabalho. O nome da exposição e dos módulos, as suas legendas e a criação de novos módulos inspirados em temas regionais, foram aspectos determinantes para a elaboração desta exposição tendo sido também descritos e fundamentados. Uma contextualização teórica foi previamente efectuada com o objectivo de justificar algumas opções tomadas na concepção da exposição. Para complementar as visitas à exposição, foi elaborado um caderno de actividades, estando estas directamente relacionadas com os pressupostos científicos de cada módulo interactivo. As actividades deste caderno podem ser realizadas antes ou após uma visita à exposição Mãos na Massa, ou seja, podem ser um estímulo ou complemento a uma visita.

This work seeks to describe the conception of an interactive science exhibition Mãos na Massa, as well as the creation of tools to explore it. This permanent exhibition, Fábrica Science Center of Aveiro, includes a group of practical exhibits, related to several scientific phenomena. The selected exhibits and designs were described at length in this work. The exhibition and exhibits! name, the subtitles and the creation of new hands-on exhibits, inspired on regional aspects, described and justified in this work, were some determinant factors in planning this exhibition. At first, a theoretical contextualization was done with the intent of justifying some options taken in the conception of this exhibition. To complement the exhibition visits, a hands-on activity workbook was prepared, which is directly related to the phenomena!s presented in the hands-on exhibits. This activity workbook can be used before or after the Mãos na Massa exhibition visit, in other words, it can be an incentive to or an aid for the visit.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/3810
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4149c.pdf4.57 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2