DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3793

title: O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura
authors: Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão
advisors: Moreira, António Augusto Freitas Gonçalves
Pereira, Maria Luísa Álvares
keywords: Ensino multimedia
Ensino da leitura
Ensino básico 1º ciclo: Coimbra
Tecnologia da informação
Actividades de aprendizagem
Motivação dos alunos
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho pretende explorar os efeitos do PNL na relação dos alunos com a leitura, mobilizado com recurso às TIC. O Estudo de Caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma do 4º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 17 alunos, ao longo de sete sessões semanais de duas horas que decorreram num período de um mês e duas semanas. A recolha de dados fez-se através da utilização de inquéritos por entrevista, inquéritos por questionário e observação directa não-participante. Depois de realizada a investigação, foi possível concluir que a utilização de novas tecnologias em junção com o PNL poderá permitir um desenvolvimento de competências relacionadas com a Leitura e a Escrita, favorecendo a relação dos alunos com a Leitura. No entanto, as actividades com auxílio às TIC têm que ser bem planeadas e executadas. Concluiu-se também que para a concretização deste tipo de actividades os professores necessitam de formação especializada, nomeadamente na construção de blogues e utilização de software que lhes permita produzir recursos de incentivo à leitura.

This work aims to explore the effects of National Plan of Reading in the relation of students with reading, mobilized by using Information and Communication Technologies. The case study was the methodology applied with a class from 4th grade of the 1st cycle of basic education, with 17 students, over seven weekly sessions of two hours that took place in a period of one month and two weeks. The data collection was done by using interviews, questionnaires and direct observation non-participant. After completed the investigation, it was concluded that the use of new technologies, linked with the National Plan of Reading, can allow development of skills related to reading and writing, to support the relation of students with reading. However, the activities with the aid of Information and Communication Technologies must be well planned and executed. It was also concluded that to accomplish this kind of activities teachers need specialized training, namely the construction and use of blogs and software that allows them to bring forth resources to encourage reading.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/3793
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
dissertação.pdf9.07 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2