DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 A revolução da imprensa na era digital: de Gutenberg a Kerckhove
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3789

title: A revolução da imprensa na era digital: de Gutenberg a Kerckhove
authors: Cruz, Sandra Cerqueira
advisors: Branco, Vasco Afonso da Silva
Providência, Francisco
keywords: Design
História do design
História da imprensa
Jornais
Comunicação multimédia
Internet
Interface gráfica
Interface homem-máquina
issue date: 5-Nov-2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O intuito deste estudo é analisar a evolução e a transição do design editorial tradicional para um novo design digital interactivo (paper free) aplicado à imprensa, identificando novas abordagens metodológicas que permitem tornar a leitura digital dos jornais numa experiência comunitária, colaborativa, intuitiva, lúdica, interessante e de fácil adaptação a qualquer público, ainda que info-excluído, minimizando o impacto da mudança tecnológica para o suporte digital. O projecto consubstanciou-se no desenvolvimento do design de um serviço para a criação de uma mesa interactiva, News Coffee Table 2010 (NCTʼ10), que ofereça a leitura de jornais digitais em cafés, promovendo a partilha de conhecimento e a leitura em ambientes colaborativos. Como objecto de estudo do projecto tomou-se como referência o Jornal de Notícias, o jornal diário generalista mais lido no norte de Portugal, cujo público e prática de consumo se enquadra no perfil identificado para o projecto: nível económico médio/baixo, baixa qualificação no uso das tecnologias digitais, consumindo o jornal em locais públicos, partilhando-o com a comunidade, sobretudo em cafés.

The purpose of this study is to analyze the evolution and transition from the traditional editorial design to a new digital interactive design (paper free) applied to the news industry. This involves identifying new methodological approaches that can turn the activity of reading a digital newspaper into a communitarian, collaborative, intuitive, ludic and entertaining experience, that any one can easily adapt to, including the info-excluded, minimizing the impact of change from the analogical to the digital medium. This project was based on the development of a service design and the creation of an interactive table, News Coffee Table 2010 (NCT’10), which offers reading of digital newspapers in coffeehouses, while promoting knowledge sharing and reading activities in collaborative environments. The object of study referenced in this project is Jornal de Notícias, the most-read newspaper in the north of Portugal, whose audience and consumer behaviour is in compliance with the profile determined for this project: medium-low income levels, low technological qualifications in using digital technologies and habitual readers of newspapers supplied to the community in public locations, mostly in coffeehouses.
description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/3789
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
a revolução da imprensa na era digital [sandra cruz].pdf67.88 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2