Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3788
Title: | (Re)construir a prática pedagógica e criar oportunidades para pensar |
Author: | Marchão, Amélia de Jesus Gandum |
Advisor: | Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro |
Keywords: | Ciências da educação Educação pré-escolar: Portugal Ensino básico 1º ciclo: Portugal Avaliação de currículos Desenvolvimento dos currículos Metodologia de ensino Prática pedagógica Educação das crianças Desenvolvimento das crianças |
Defense Date: | 9-Nov-2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Apresenta-se nesta tese um estudo de natureza qualitativa que inclui seis
estudos de caso, a partir dos quais se desocultam as práticas pedagógicas de
três salas de jardim de infância e de três salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O quadro narrativo, interpretativo e de reflexão que elegemos, permitiu-nos
identificar e discutir os processos de construção e gestão curricular e os estilos
dos educadores e dos professores na promoção de oportunidades para a
construção do pensamento crítico das crianças que frequentam a Educação
Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. We present in this thesis a qualitative study that includes six case studies, from which we unhide the teaching practices of three kindergarten rooms and three primary school rooms. The narrative, interpretation and reflection frame that we chose allowed us to identify and discuss the processes of curriculum building and management and the styles of kindergarten and primary school teachers in promoting opportunities for building the critical thinking of children who attend kindergarten and primary school. |
Description: | Doutoramento em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3788 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese, Amélia de Jesus Gandum Marchão.pdf | 4.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.