DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3741

title: Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
authors: Rodrigues, Sânnya Fernanda Nunes
advisors: Moreira, António Augusto Freitas Gonçalves
keywords: Multimédia
Formação de professores
E-learning
B-learning
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nesta dissertação apresenta-se um estudo sobre novos significados na profissionalidade docente obtidos numa experiência pós-graduada multimédia. O referencial teórico adoptado desenvolveu-se com o intuito de se desmembrar as discussões realizadas em torno da formação de professores, seus novos cenários formativos, a sensibilização da escola para assimilar as inovações advindas dos novos contextos formativos na lide com as tecnologias e as exigências actuais da Sociedade da Informação. Com base nesse referencial teórico desenvolveu-se um estudo empírico sobre o desenvolvimento de novos significados na formação de professores no contexto específico do Curso de Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro (edição 2006/2007). O estudo, que envolveu 2 docentes, o Coordenador e 13 alunos da referida edição do Mestrado, teve como uma das suas finalidades descrever e analisar as experiências de construção colaborativa entre os alunos no interior de duas disciplinas como forma de identificar os impactes da formação oferecida pelo curso na elaboração desses significados. Os dados foram obtidos através de análise dos registos de comunicação das duas disciplinas, dos guiões orientadores do curso e das disciplinas, de entrevistas realizadas aos docentes e de um questionário administrado aos alunos. A partir da análise dos resultados obtidos sob o referencial teórico que lhes serviu de enquadramento, procurou dar-se resposta às finalidades inicialmente delineadas para o estudo e que passaram, fundamentalmente, por: i) Identificar os impactes da formação oferecida pelo Curso de Mestrado em Multimédia em Educação na elaboração de novos significados sobre a profissionalidade docente (percebida) dos seus alunos e ii) Identificar os mecanismos, processos e estratégias que sustentam tais impactes. Da análise efectuada aos registos das comunicações das disciplinas, cruzada com os testemunhos obtidos dos questionários e entrevistas, identificou-se os impactes do curso na formação pessoal, académica e profissional dos alunos, de onde revelam os novos significados adquiridos para o desenvolvimento da profissionalidade docente, as novas posturas assumidas e alterações nos cenários profissionais, nomeadamente nas relações aí vividas. Por fim, são feitas propostas para investigações futuras como, por exemplo, prosseguir com a realização de estudos sobre a educação multimédia em formações pós-graduada e sobre elementos de metacognição desenvolvidos nesse ambiente.

This work presents a study of new meanings in teacher’s professionalism acquired in a post-graduate degree in multimedia. The theoretical framework that underlies the study brings some discussions about teachers’ training, its new formative scenarios, the receptivity of schools about new technologies, and the requirements of the present day information society. Bearing in mind the theoretical research, an empirical study was made on the development of new meanings in teacher’s training in the specific context of the Master Course on Multimedia in Education of the University of Aveiro (2006/2007 edition). This study, which has involved 2 teachers, the Coordinator and 13 students of this course, had as one of its main goals to describe and analyse the experiences of collaborative construction of knowledge between students of two disciplines as a way of identifying the impacts of education in the development of these new meanings. The data were obtained from the analysis of the communication records of these two disciplines, interviews made to the teachers and from a questionnaire addressed to the students. From the analysis of the results obtained, and looking at them through the lens of research studies in the field, an answer was sought to be given to the aims initially put forward for this study. These consisted essentially of: (i) identifying the impacts of the post-graduate degree in multimedia in students’ meaningmaking (perceived) about teacher’s professionalism, and (ii) identifying the mechanisms, processes, and strategies that support these impacts. From the comparison of these two dimensions (theoretical and practical) developed along the study, it was possible to identify the impacts of the course on personal, professional and academic education, from which new meanings about teacher’s professionalism, new behaviours, and change in professional scenarios can be identified, especially in the relationships created under them. Finally, suggestions for future research are put forward, e.g. to keep on studying multimedia education in post-graduate education, and meta-cognitive elements developed in this area.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/3741
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
238173.pdf5.87 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2