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 O impacto da promoção governamental na imagem do destino turístico Ceará
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3715

title: O impacto da promoção governamental na imagem do destino turístico Ceará
authors: Nascimento, Nadjha Natascha de Sá
advisors: Kastenholz, Elisabeth
Carneiro, Maria João
keywords: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo: Brasil
Gestão de marketing
Promoção turística
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho de investigação analisa o conceito, a estrutura, a evolução e a importância das estratégias de comunicação para a formação da imagem de um destino de Sol e Mar e consequente impacto na atracção de turistas para o destino. Uma revisão bibliográfica permite a compreensão dos principais conceitos de marketing de destinos e a composição do produto turístico global, definições, estrutura e medição da imagem e a sua relevância no comportamento do consumidor. Também foi aprofundado o estudo das estratégias de promoção turística e o processo de comunicação com ênfase na publicidade através das brochuras turísticas. Com base nestas reflexões, alguns objectivos são apresentados, os quais são respondidos na parte empírica da Tese através de uma análise de imagem do destino turístico Ceará, enquanto destino de Sol e Mar. Esta análise baseia-se principalmente em dados obtidos através de uma pesquisa nos documentos oficiais no âmbito do planeamento do Governo para o turismo ao longo de mais de três décadas, da análise das peças publicitárias desenvolvidas pela SETUR/CE do ano de 1995 a 2006, da realização de entrevistas com profissionais da SETUR/CE e da aplicação de um inquérito por questionário a turistas estrangeiros que estavam pela primeira vez no Ceará. O inquérito obteve 125 respostas válidas, contendo dados sócio-económicos, relativos ao comportamento turístico, às motivações, percepções e avaliações do destino. É utilizado o programa estatístico SPSS 15.0 para as análises de frequência e médias. Testes não paramétricos são efectuados para identificar diferenças significativas entre os grupos. Com base nestes resultados, conhece-se a imagem que o turista tem do destino, os elementos motivadores para a tomada de decisão, e comparase com a imagem do destino divulgada pelo governo através de suas estratégias de promoção turística, chegando-se assim com algumas recomendações aos pontos fracos identificados.

The present research work analyzes the concept, the structure, the evolution and the importance of communication strategies for the formation of the image of a destination of Sun and Sea and consequent impact on the attraction of tourists to the destination. A literature review allows the understanding of the principal concepts of marketing destinations and the composition of the global tourist product, definitions, structure and measurement of the image and its relevance in consumer behaviour. It was also analysed the study of the strategies of tourism promotion and the communication process with emphasis on the publicity through the tourist brochures. Based on these reflections, some goals are presented, which are answered in the empirical part of the Thesis through an analysis of tourist destination image of Ceará, while destination of Sun and Sea. This analysis is based primarily on data obtained through a search on official documents under the planning of the Government for tourism along with more than three decades, on the analyses of the advertising pieces developed by SETUR / CE since 1995 to 2006, on the interviews with professionals in SETUR / CE and on the implementation of a survey by questionnaire to foreign tourists who were for the first time in Ceará. The inquiry had 125 valid responses, including socio-economic data related to the tourist behaviour, the motivations, perceptions and the destination evaluations. It is used the statistical program SPSS 15.0 for the frequency and means analysis. Non-parametric tests are conducted to identify significant differences between groups. Based on these results, it is known the image that the tourist have of the destination, the motivating factors for the decision, and it is compared with the image of the destination announced by the Government through its strategies for tourism promotion, coming up with some recommendations to the weak points identified.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/3715
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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