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 Promoção da saúde de grávidas adolescentes: um projecto de intervenção
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3705

title: Promoção da saúde de grávidas adolescentes: um projecto de intervenção
authors: Brás, Cláudia Patrícia da Costa
advisors: Pereira, Anabela Maria de Sousa
keywords: Educação comunitária
Educação para a saúde: Estudos de caso: Coimbra
Adolescência
Desenvolvimento dos adolescentes
Gravidez
Maternidade
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A gravidez na adolescência é vivida de distintas formas, dependendo da complexidade dos contextos familiares, sociais, culturais em que cada uma das grávidas se insere. O presente estudo tem como objectivos: identificar as necessidades das grávidas adolescentes; sensibilizar as grávidas adolescentes para tomarem consciência dos seus problemas e recursos disponíveis; promover a partilha de experiências entre as grávidas adolescentes e construir um programa de intervenção específico adequado às necessidades identificadas. Em termos metodológicos, o estudo insere-se no âmbito da investigação acção participativa. Para a recolha de dados, utilizámos como instrumentos de avaliação, o questionário e a entrevista focalizada em grupo. Os participantes do estudo foram grávidas adolescentes, que fizeram vigilância pré-natal na Unidade de Intervenção Precoce da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os resultados deste projecto de intervenção encontram-se organizados em quatro fases correspondentes aos estudos. Os dois primeiros estudos permitiram a identificação das dificuldades e necessidades das grávidas adolescentes. Estas partilharam medos, angústias, dificuldades, que deixaram marcas no seu percurso como adolescentes. Comunicaram desejos e necessidades, algumas delas consumadas numa formação prática que correspondeu ao terceiro estudo. Da participação activa das grávidas adolescentes, surge um quarto estudo, que compreende a construção de um programa de intervenção, com o propósito de promover a sua saúde e permitir subsídios relevantes para a mudança de comportamentos, orientados para uma cidadania activa. Consideramos que este projecto contribuiu para dar voz às grávidas adolescentes, desenvolver as suas competências de forma a desempenhar um papel influente na comunidade. São sugeridas implicações deste estudo para a intervenção social e promoção da saúde das grávidas adolescentes

Teenage pregnancy is experienced in different ways, depending on the social and cultural complexity of the family contexts in which the pregnant is integrated. This study aims to identify the needs of pregnant teenagers; sensitize pregnant teenagers to be aware of their problems and their available resources, to promote the sharing of experiences among pregnant adolescents and to build a specific intervention program that suits their identified needs. In terms of methodology, the study falls within the scope of participatory action research. To collect data we used as evaluation tools, a questionnaire and a focused group interview. The participants of the study were pregnant adolescents who where under prenatal surveillance at the Unit of Precocious Intervention at the Maternity Bissaya Barreto in Coimbra, and they were aged between 15 and 18 years. The results of this intervention project are organized into four phases corresponding to the studies.The first two studies have identified the difficulties and needs of pregnant adolescents. They shared fears, anxieties, and difficulties that have left marks on their journey as teenagers. They also reported their desires and needs; some of the pregnant overreached them in a practical formation that corresponded to the third study. Due to the active participation of pregnant teenagers arises the fourth study involving the construction of an intervention program with the purpose of promoting their health and allowing relevant subsidies to change behaviours, towards oriented active citizenship. We believe that this project helped to give voice to pregnant teenagers to develop their skills in order to play an influential role in the community. Implications of this study are suggested for social intervention and health promotion of pregnant teenagers.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/3705
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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