DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Teses de doutoramento >
 Conto de fadas: o imaginário na aprendizagem da lectoescrita
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3701

title: Conto de fadas: o imaginário na aprendizagem da lectoescrita
authors: Bornes, Maria Manuela de Jesus
advisors: Albuquerque, Maria de Fátima Mamede de
keywords: Didáctica
Ensino da escrita - Ensino básico 1º ciclo - Ovar (Portugal)
Ensino da leitura - Ensino básico 1º ciclo - Ovar (Portugal)
Actividades de aprendizagem
Motivação dos alunos
Sucesso escolar
Contos de fadas
Imaginário
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta investigação, cujo estudo empírico se desenvolveu através de um projecto de investigação-acção, numa turma do 1º ano de escolaridade, da Escola dos Combatentes em Ovar, no ano lectivo de 2008/2009 e cuja professora é, simultaneamente, a investigadora, parte do pressuposto de que a descoberta e compreensão da natureza, função e funcionamento do nosso sistema de escrita faz uso de processos racionais mas não dispensa a intervenção de processos afectivos que se inscrevem na área do imaginário e tenta compreender de que forma a exploração do conto de fadas em sala de aula associada à utilização de técnicas do método global pode influenciar a aprendizagem da leitura e da escrita na referida turma. O estudo tem como objectivos reabilitar o imaginário no âmbito da Educação e enfrentar os índices de insucesso escolar no que se refere à aprendizagem da leitura e da escrita nos dois primeiros anos de escolaridade. Inicia-se esta tese com uma abordagem às questões teóricas que norteiam a investigação, nomeadamente, no que se refere ao imaginário, ao conto de fadas e à aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados indicam que à excepção de uma criança que apresentava problemas de natureza cognitiva, o sucesso académico das crianças desta turma foi de 100% quer no final do 1º ano quer no final do 2º ano de escolaridade. De todas as crianças da turma, 79,1% atingiram, no final do 1º ano, um nível de proficiência na leitura e na escrita semelhante ao que é expectável para o final do 2º ano de escolaridade.

This research whose empirical study is developed through a project of Research-action in a class of the 1st grade at Escola dos Combatentes, in Ovar, during the school year 2008/2009, and whose teacher is also the research assumes that the discovery and understanding of the nature, function and operation of our writing system makes use of rational processes but does not do without intervention of emotional and creative processes that enroll in the imaginary area and try to understand how the use of fairy tales in the classroom associated with the use of techniques of the global method can influence the learning of reading and writing in that class. The study aims to rehabilitate the imaginary in education and tackling the school failure rates in relation to reading end writing in the firs two years of schooling.It starts with an approach to the theoretical questions that guide this study, in particular with regard to imaginary, the fairy tale and learning of reading and writing. Except for a child who had cognitive problems, academic success of the children in class was 100% at the end of 2nd grade. At the end of 1 st grade 79.1% of the children in this class achieved a level of proficiency in reading and writing similar to that expected at the end of the 2nd grade.
description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/3701
appears in collectionsUA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
4945.pdf28.66 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2