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 Avaliação da monitorização do sistema de qualidade de um serviço de saúde
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3699

title: Avaliação da monitorização do sistema de qualidade de um serviço de saúde
authors: Sá, Clara Natividade Dias dos Reis e
advisors: Sarrico, Cláudia
keywords: Administração pública
Gestão pública
Gestão da qualidade
Serviços de saúde - Avaliação de desempenho - Portugal
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O desenvolvimento contínuo da qualidade, apresenta-se como um conceito em constante evolução e essencialmente como um processo de mudança. A gestão deste processo de mudança, representa um grande desafio para todos, com particular relevância para os profissionais de saúde. É necessário implementar uma série de metodologias que se orientem por critérios de excelência. Os novos métodos ou medidas de avaliação da qualidade promovem a eficácia e a flexibilidade dos serviços como um todo, procurando o aperfeiçoamento contínuo no desempenho profissional. É cada vez mais notória a preocupação, em termos de qualidade, a nível dos serviços de saúde, através da definição de metas a atingir, tendo como objectivo final uma contínua melhoria da qualidade dos cuidados. Em conclusão, não haverá hoje em dia, nenhuma intervenção na área da saúde, que não teça considerações, questione ou manifeste preocupação sobre a qualidade. Neste sentido e fazendo recurso à metodologia Action Research, propõe-se fazer uma avaliação da monitorização do sistema de qualidade como contributo para a mudança do sistema organizacional, de uma organização de saúde. Foi possível concluir, que as mudanças efectuadas no sistema de qualidade foram uma mais-valia para a organização e para a qualidade dos serviços. É de realçar, igualmente, os benefícios que são proporcionados aos colaboradores e aos stakeholders, não esquecendo a qualidade dos serviços prestados aos utentes que são a principal preocupação.

The continuous development of quality, presented as a concept in constant evolution and essentially as a process of change. The management of this process of change, represents a great challenge for everyone, with particular relevance for health professionals. We must implement a series of methodologies that are guided by standards of excellence. The new methods and measures of quality evaluation promote efficiency and flexibility of services as a whole, seeking continuous improvement in work performance. It is increasingly apparent concern in terms of quality, level of health services, by setting targets, aiming to end a continuous improvement in quality of care. In conclusion, there is no today, no intervention in health, considerations that do not weave, question or express concern about quality. In this sense and making use of the methodology Action Research, it is proposed to evaluate the monitoring of the quality system as a contribution to changing the organizational system, inside a health organization. It can be concluded that the changes made in the quality system have been an asset to the organization and the quality of services. It is noteworthy, also that, the benefits are provided to employees and their stakeholders, not forgetting the quality of services provided to the users that with clearness are the organization's main concern.
description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/3699
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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