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 A cultura cerâmica no design da joalharia portuguesa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3688

title: A cultura cerâmica no design da joalharia portuguesa
authors: Aparo, Ermanno
advisors: Pombo, Maria de Fátima Teixeira
keywords: Design de produtos
Cerâmica
Joalharia
Cultura portuguesa
issue date: 20-Dec-2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho de investigação tem como objectivo contribuir para o aprofundamento de estudos vocacionados para o desenvolvimento de novos produtos, suportado pelo encontro entre duas Culturas do Fazer, a cerâmica e a joalharia, e orientado pela Cultura do Projecto, o design. A análise e a ponderação acerca dos pontos em comum entre estas duas culturas materiais, em particular no contexto português, são a base para a definição e a aplicação de um novo concept de produto, mediado por uma metodologia projectual e sustentado nas noções de Modularidade, de Arquétipo, de Tipologia, de Valor Semântico, de Valor Simbólico, de Sistema de Produto e de Design Estratégico. Esta dissertação desenvolve-se ao longo de duas partes, após uma introdução em que se define o objecto de estudo e a metodologia da investigação. A primeira parte tem quatro capítulos. O primeiro capítulo trata do enquadramento teórico da Cultura Cerâmica a partir de uma análise históricotipologica (desde a cultura mesopotâmica até ao século XXI) orientando-se para o contexto português: os lugares de produção cerâmica e o azulejo como portador de cultura. O segundo capítulo, centrando-se em Portugal como lugar de investigação, estuda a Joalharia num âmbito experimental, analisando o valor simbólico da jóia. No terceiro capítulo interpreta-se o design entre tradição e inovação, nomeadamente a sua importância como veiculador cultural, o seu relacionamento com o artesanato e a relevância do laboratório como lugar de experimentação. O quarto capítulo analisa a acção do cruzamento entre os dois sectores – cerâmica e joalharia – na definição da cultura material, na Europa e em Portugal. Clarifica-se também o conceito de Sistema de Produto quando aplicado, como projecto piloto, à Joalharia, servindo-se de estudos de caso como mediadores experimentais. A segunda parte tem três capítulos. No primeiro capítulo analisam-se e averiguam-se tipologias de jóias existentes, assim como algumas provas laboratoriais que permitem o entendimento da tecnologia cerâmica no desenvolvimento de um projecto de Joalharia. Possibilita-se, deste modo, o surgimento dos primeiros estudos tipológico-formais determinantes para a definição da tipologia de projecto jóia-azulejo. No segundo capítulo define-se uma estratégia metodológica para aplicar a um produto de jóia cerâmica, analisando a particular importância do factor emocional na tomada de decisão do cliente. O terceiro capítulo defende um projecto experimental, como momento de verificação, aplicação e materialização do estudo desenvolvido nesta dissertação, proporcionando uma ocasião projectual para avaliar as potencialidades de um produto futuro, orientado pelo design, fruto do cruzamento entre a Cultura Cerâmica e a Joalharia em Portugal.

This research aims to contribute to further in-depth studying on new products development, based on the convergence of two different Cultures of Making, ceramics and jewelry, and guided by design as Project Culture. The analysis and reasoning regarding the common traits of these two material cultures, in the Portuguese particular context, is the keystone for the definition and implementation of a new product concept, mediated by projectual methodology and founded upon the concepts of Modularity, Archetype, Typology, Semantic Value, Symbolic Value, Product System and Strategic Design. The present dissertation is divided into two sections, following an introduction defining the object of study and the research methodology. In the first section, the first of four chapters addresses the Ceramics Culture theoretical framework, through an historical-typological analysis (since Mesopotamian culture until the twentyfirst century) circumscribing the Portuguese context: ceramics production sites and the Portuguese ʻazulejoʼ (tile) as culture bearer. The second chapter comprises Jewelry study in an experimental approach, analyzing the symbolic value of the jewelry item, focusing on Portugal as site of investigation. The third chapter provides design interpretation within tradition and innovation, namely presenting design significance as cultural disseminator, its rapport with crafts and the relevance of laboratory experiments. The fourth chapter analyzes the role of the intercross between the two areas – ceramics and jewelry – upon the definition of material culture in Portugal and in Europe. It also clarifies the concept of Product System when applied as pilot project on Jewelry, making use of case studies as experimental mediators. The second section, with three chapters, starts by analyzing and exploring in the first chapter the existing typologies of jewelry items, as well as several laboratory tests that allow recognizing ceramic technology in the development of a Jewelry project. Hence, the advent of the first formal-typological studies, decisive to define the project typology ʻazulejoʼ (tile) -jewelry item, is enabled. The second chapter describes a methodological strategy to apply on a ceramic jewelry product, analyzing the particular importance of the emotional factor in the clientʼs decision making process. The third chapter advocates an experimental project as moment of verification, implementation and substantiation of the study developed in this dissertation, granting a projectual opportunity to assess the potentialities of a future product, oriented by design, result of the intercross between Ceramics Culture and Jewelry in Portugal.
description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/3688
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