DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Ponto UA: interface e interacção em sistema interactivo público
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3687

title: Ponto UA: interface e interacção em sistema interactivo público
authors: Magalhães, Ricardo Filipe Soares
advisors: Pedro, Luís Francisco Gabriel Mendes
Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
keywords: Comunicação multimédia
Sociedade da informação
Difusão da informação
Interacção homem-computador
Interface homem-máquina
Sistemas interactivos
Usabilidade - Avaliação
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Os Sistemas Interactivos localizados em espaços públicos são cada vez mais frequentes no nosso quotidiano. As suas características têm encaminhado estes sistemas para um lugar de destaque nas perspectivas de difusão de informação, quer em ambientes interiores quer exteriores. O projecto PontoUA pretende tirar partido desta forma de comunicação e adaptá-la para as necessidades de consumo de informação relativas ao meio académico em que o projecto se contextualiza. Ambiciona-se assim a construção e implementação de um sistema capaz de centralizar e disponibilizar informação útil para alunos, docentes, não docentes e inclusivamente visitantes externos à comunidade académica. O presente estudo contempla uma reflexão acerca dos conceitos inerentes ao desenho e construção de um sistema desta natureza, com particular enfoque nas questões relativas à sua interacção e estratégias de comunicação homem-máquina, uma vez que o estudo pretende assegurar que o sistema seja desenvolvido tendo em conta as necessidades de utilização do público-alvo, isto é, integrando as boas práticas relativas ao design de interacção na aplicação/interface construídos. Assumindo as necessidades do utilizador como ponto de partida, torna-se essencial efectuar uma avaliação crítica das funcionalidades e modelos de interacção da aplicação, tendo em consideração as expectativas e comportamentos dos utilizadores finais quanto à aplicação desenvolvida. Assim sendo, as soluções de design e paradigma de interacção propostas e implementadas neste protótipo PontoUA são avaliadas junto de um conjunto de participantes, de modo a compreender e identificar comportamentos e problemas de interacção no sistema desenvolvido. Esta informação proveniente dos testes de usabilidade é analisada e, apesar de se considerar o paradigma de interacção por toque como uma solução viável e prática, são identificados alguns problemas relativamente à interacção com a aplicação e sugeridas eventuais formas de correcção dos mesmos.

Interactive systems placed in public spaces are increasing in number by the day. Their characteristics have allowed these systems to become a very popular way of communicating, whether in outdoor or indoor context. The PontoUA project intends to take advantage of this communication method and adapt it to the information consumption needs of the academic environment. Its goal is to design and build a system capable of centralizing useful and practical information relative to students, teachers, administrative staff and even visitors outside the academic community. This study contemplates a detailed analysis about the inherent concepts of the design and development process of a system of this nature, with particular focus on interaction and human-machine communication strategies. Considering that the study works to ensure the system is developed based on the users’ needs, it must make use of good design practices and interaction models, so the final application and interface meet the target audience’s expectations. Assuming the users’ needs as the starting point, it becomes imperative to perform a critical evaluation of the functionalities and interaction models provided by the application, taking into account the expectations and behavior shown by the final users towards the developed prototype. The adopted solutions, concerning both design models and the interaction paradigm, are then put to test next to a sample of users from the target audience, through a series of usability tests and observation methods, so that erratic user behavior and interaction problems concerning the final application can be identified and analyzed. The information gathered indicates a very positive acceptance from the users concerning the touch interaction paradigm, although some interaction areas of the application are found to bear some problems concerning users’ expectations towards them. At the end of the study, future development suggestions are made in order to correct the observed problems.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/3687
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4684.pdf4.45 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2