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 Mapeamento de processos de recursos humanos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3677

title: Mapeamento de processos de recursos humanos
authors: Campos, Judite Maria Lopes Gomes Jorge
advisors: Carvalho, Maria Teresa Geraldo
Amorim, Marlene Paula Castro
keywords: Gestão pública
Serviços de saúde
Gestão de recursos humanos
Procedimentos administrativos
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este projecto pretende ser um instrumento de trabalho, disponível para todos os que trabalhem na área de recursos humanos, especialmente nos departamentos intermédios de saúde. Com este projecto procura-se, através de um manual de procedimentos e mapeamento de processos, auxiliar na compreensão dos processos e fluxos de trabalho, os que não estão familiarizados com esta área, ou, mesmo os que tendo dúvidas sobre os procedimentos a adoptar, as pretendam resolver duma forma rápida e acessível. Na verdade, numa época de mudança e de cessação da actividade de muitos profissionais, procura-se neste projecto transformar o conhecimento tácito dos trabalhadores que possuam uma vasta experiência em processos de Recursos Humanos, em conhecimento explícito, disponibilizando-o a todos os que dele necessitem no futuro. O projecto exposto permitirá, através da formalização do conhecimento, até aqui na posse dos colaboradores, pela sua descrição e representação gráfica dos fluxos de trabalho, não só, transformar o conhecimento implícito em explícito, como, ainda, compreender os processos de trabalho, as relações com os clientes, a forma como se transmite o conhecimento, garantir a eficácia e eficiência dos serviços, procurando a qualidade, a identificação de oportunidades de melhoria, com vista à melhoria contínua dos processos. Através da realização das reuniões de “Focus Group” para análise e validação dos processos, constatámos que os profissionais intervenientes se apropriaram, também, do conhecimento exposto, o que de algum modo, nos leva a extrapolar a conclusão que a sua utilização no dia a dia poderá trazer vantagens para os trabalhadores da área de Recursos Humanos do Agrupamento em causa ou de outros. Este será sempre um processo em construção, pois podem ser acrescentados ao manual novos processos, ou reformular os existentes adaptando-os a nova legislação, ou incrementando melhorias no mesmo. Este instrumento de trabalho constitui, ele próprio, um instrumento de mudança que permite disponibilizar o conhecimento de uma forma estruturada a todos, e um contributo para as práticas de gestão, enquanto normalizador das actividades, permitindo um processo contínuo de revisão. Poderá, ainda servir de base a um processo de certificação de qualidade dos serviços.

This project aims to be a working tool, available to those working in the area of human resources, especially in intermediate health departments. With this project it is searched, by means of a manual of procedures and processes mapping, to assist in the understanding of processes and workflows, those who are unfamiliar with this area, or even those who may have doubts about the procedures to be adopted, and wish to solve them in a quick and accessible way. Indeed, in a time of change and cessation of activity of many professionals, this project seeks to transform the tacit knowledge of workers who possess extensive experience in Human Resources processes, on explicit knowledge, making it available to all of those who might need it in the future. The project will set out, through the formalization of knowledge until now held by employees, by its description and graphical representation of workflows, not only, to transform implicit knowledge into explicit as also to understand the work processes, relationships with customers, how to convey knowledge, to ensure effective and efficient services, looking for quality, identifying opportunities for improvement, with a view to continuous improvement process. Through the implementation of meetings of "Focus Group" for analysis and validation processes, we verified that professional actors have appropriated also of the knowledge above, which somehow leads us to extrapolate the conclusion that their use on the day-to-day can bring benefits to the workers in the area of Human Resources from the Group in question or to others. This will always be an ongoing process, because they can be added to the manual new processes, or reformulate existing ones adapting them to the new legislation, or making improvements to it. This working tool is itself an instrument of change that can deliver the knowledge in a structured way to all, and a contribution to management practices, while normalizing the activities, allowing a continuous process of review. It may also be the basis for a certification process for service quality.
description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/3677
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
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