DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A cidadania infantil: uma conquista das crianças no espaço escolar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3676

title: A cidadania infantil: uma conquista das crianças no espaço escolar
authors: Simões, Rita dos Anjos Gomes Martins
advisors: Madeira, Rosa
keywords: Educação para a cidadania
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento social
Educação comunitária
Participação dos alunos - Águeda (Portugal)
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A globalização provocou a alteração dos espaços de decisão e, actualmente, são algumas das entidades supranacionais, como por exemplo, a União Europeia, as Nações Unidas e a OCDE que definem estratégias orientadoras nos assuntos mais urgentes da vida dos países e dos seus cidadãos. É nesta conjuntura que a luta pelos direitos das crianças, especialmente, pelo direito à participação se desenvolve. Se por um lado verificamos a disponibilidade do Estado para delegar e desenvolver políticas concertadas o que poderia beneficiar a visibilidade da infância, por outro lado, todas as entidades públicas estão mais centradas na obtenção dos resultados desejados pelo Estado. Assim, apercebemo-nos da continuada invisibilidade das crianças nas diversas esferas por onde se movem, especialmente, no que diz respeito à questão tão pertinente e premente do direito à participação. Por essa razão decidimos realizar este estudo de caso, procurando reflectir sobre um projecto desenvolvido numa Escola que procurou envolver as suas crianças e jovens, garantindo que as suas vozes e opiniões eram ouvidas e tidas em consideração, tornando-os actores de um projecto de mudança.

Globalization has caused the change of the decision of spaces and, nowadays, they are some of the supranational entities, such as, the European Union, United Nations and the OCDE that define orienting strategies in the most urgent matters of the countries’ lives and its citizens. Is in this conjuncture that the fight for the children rights, especially, for the right to the participation, that it develops. If in on hand we see the availability of the Government to delegate and to develop mild policies that could benefit the visibility of infancy ,in the other hand, all public entities are more focused on obtaining the results desired by the Government. Assim, apercebemo-nos da continuada invisibilidade das crianças nas diversas esferas por onde se movem, especialmente, no que diz respeito à questão tão pertinente e premente do direito à participação. Thus, we are aware of the continued invisibility of children in the several spheres for where they move themselves, especially, in what concerns to the so pertinent and pressing question of the right to the participation. Therefore we decided to conduct this case study, searching for the reflection about a project developed in a school that sought to involve their students, ensuring that their voices and opinions were heard and taken into consideration, making them actors of a changing project.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/3676
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4565.pdf793.22 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2