DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Criação de learning objects em contexto de formação profissional: desenvolvimento de interface no âmbito do projecto PoLO
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3673

title: Criação de learning objects em contexto de formação profissional: desenvolvimento de interface no âmbito do projecto PoLO
authors: Bastos, Andreia Isabel Silva
advisors: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Santos, Arnaldo Manuel Pinto dos
keywords: Comunicação multimédia
Ensino multimédia
E-learning
Sistemas interactivos
Comunidades virtuais
Interacção social
Formação profissional
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O ser humano vive na Sociedade do Conhecimento, onde existe um processo constante de formação e expansão. A quantidade de informação disponível, bem como os meios para a conseguir, são cada vez mais e melhores, parede tornarse cada vez mais importante do que nunca a formação individual. Para ser possível estar actualizado e na frente desta nova era é necessário um processo contínuo de aprendizagem. Os sistemas de eLearning têm um papel importante a este nível, sendo uma aposta cada vez mais segura por parte das organizações. É através destes sistemas que as organizações dão resposta à necessidade de formação e ensino de novos conceitos e conhecimentos aos seus colaboradores, fundamental para vingarem nos mercados competitivos. Devido ao elevado ritmo a que surge nova informação, verifica-se a necessidade de sistemas que disponibilizem conteúdos pequenos e reutilizáveis, que possam ser actualizados e adequados a diferentes contextos. É então necessário perceber o processo de criação e consumo deste tipo de conteúdos de aprendizagem, de forma a que se desenvolvam soluções de interacção que facilitem as tarefas de manuseamento de uma ferramenta deste tipo. Por outro lado, um utilizador não é um agente isolado no sistema, sendo assim importante promover a comunicação entre os diferentes utilizadores, no sentido de melhorar a experiência de utilização. Nesta dissertação é apresentado o processo de desenvolvimento de uma solução, sob a forma de um protótipo funcional de um ambiente de eLearning, que poderá dar resposta a estas questões de criação e interacção. Ambicionando criar um novo paradigma de visualização e manipulação de conteúdos na plataforma PoLO da PT Inovação que facilite a construção de um Learning Object por parte de um conceptor de conteúdos, foram desenhadas e testadas soluções. O fluxo de concepção de conteúdos desenvolvido disponibiliza ferramentas que facilitam a interacção de um conceptor com o sistema, permitindo-lhe criar conteúdos direccionados a necessidades específicas de utilização. Através da introdução da sugestão de conteúdos, adição de comentários e votação de conteúdos, a solução desenvolvida poderá fomentar não só a interacção dos utilizadores com os conteúdos, mas também a comunicação dos utilizadores entre si.

The Human Being lives in the Knowledge Society where there is a continuous process of learning and knowledge expansion. The amount of available information, as well as the means to acquire it, are expanding and improving and the individual learning appears to become more important than ever. To be able to adapt and be in the front line of this new era, a continuous learning process is necessary. eLearning systems have an important role, being the safest bet for organizations. It is through these systems that the organizations satisfy the need for training and learning of their collaborators, which is fundamental in order to be successful in the competitive markets. Due to the fast pace to which knew information appears, we can identify the need for systems that offer small and reusable contents, which can be adapted to different contexts. It is necessary to understand the process of creation and consumption of these learning contents in order to develop interaction solutions that facilitate the tasks and usage of such instrument. On the other hand, On the other hand, a user is not an isolated agent of the system and it is important to promote the communication between different users, so that the usage experience. In this study is presented the development process for a solution, presented as a functional prototype of an eLearning environment, that could answer these creation and interaction issues. Aspiring to create a new paradigm of visualization and manipulation of contents in the platform PoLO, from PT Inovação, that makes easier the construction of a Learning Object by a content conceptor, solutions were designed and tested. The content conception flow developed displays an array of tools that make easier for the conceptor to interact with the system, making it possible for him to develop contents directed to the specific needs of different users. Through the introduction of content suggestion, comment addition and vote, the solution that was developed could promote not only the interaction of the users with the contents, but also the communication of the users amongst themselves.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/3673
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4555.pdf30.08 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2