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 Pobreza infantil: vivências e sentimentos em contexto escolar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3671

title: Pobreza infantil: vivências e sentimentos em contexto escolar
authors: Melo, Cristina Maria Alves de
advisors: Rodrigues, Manuel Ferreira
keywords: Sociologia da educação
Pobreza
Família
Papel da escola
Desenvolvimento das crianças
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Face aos problemas de pobreza infantil existentes, entendemos que a escola, enquanto instituição responsável pelo desenvolvimento das crianças não se pode alhear deste problema social. A pobreza infantil é reconhecida, no meio científico, como um problema social grave que afecta o desenvolvimento das crianças, pelo que os diferentes actores sociais do sistema educativo devem participar na sua resolução. O conceito de pobreza infantil considerado é o de um fenómeno multidimensional bastante complexo, com características diferentes da pobreza das famílias, mas do qual também não se pode separar pois as crianças dependem das famílias para sobreviver. E embora a família para alguns autores seja o núcleo fundamental da determinação da vida da criança, este estudo será centrado na escola, enquanto espaço de socialização dominante. Após enquadramento teórico, o trabalho de investigação é desenvolvido com o objectivo de identificar os sentimentos dos diferentes actores sociais do sistema educativo, face às condições de vida das crianças pobres, que incluiu os testemunhos das próprias crianças.

Considering the child poverty problem’s, we understand that school as an institution responsible for the development of children, can’t stand aside from this social problem. Child poverty is recognized in scientific circles as a serious social problem that affects children's development, thus the different social actors of the education system must participate in their resolution. The concept of child poverty is considered a multidimensional phenomenon quite complex, with different characteristics of poverty in families, but which also can’t be separated, because the children depend on families to survive. And although the family for some authors is the fundamental core of determining the child's life, this study will focus on school as an area of dominant socialization. After theoretical framework, the research work is developed with the aim of identifying the feelings of different social actors of the education system, given the living conditions of poor children, which included the testimonies of children themselves.
description: Mestrado em Ciências de Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/3671
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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