DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3665

title: A distribuição do serviço docente: das intenções às práticas
authors: Gaspar, Augusto Jorge Gil
advisors: Costa, Jorge Adelino
keywords: Administração do ensino
Profissão docente
Tarefas docentes
Distribuição de tarefas
Responsabilidade dos professores
Cooperação em educação
Carga docente
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A distribuição de serviço docente é uma tarefa muito difícil, mas fundamental para o funcionamento da escola. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre as necessidades específicas dos alunos e as competências próprias dos professores, com objectivo de satisfazer os interesses de uns e de outros. A justiça percebida pelos docentes revela-se decisiva para um trabalho colaborativo indispensável ao cabal cumprimento da missão da escola. A análise de um caso concreto – a Escola da Latitude – mostrou o empenho dos seus decisores na observância das normas legais pré-estabelecidas, ao mesmo tempo que respeitavam as orientações pedagógicas, tendo em atenção os condicionalismos próprios da sua escola.

Assigning duties to teaching staff is a very difficult, as well as paramount, for the functioning of a school. It is necessary to find the balance point between the students’ specific necessities and the teachers’ personal skills, so that everyone’s interests and expectations may be met. The sense of justice perceived by the teaching staff is revealed as being of the essence for collaborative work, which is vital to the fulfillment of the mission of the school. The analysis of an actual case – “Escola da Latitude” (Latitude School) – has shown the commitment of its decision-makers to the observance of preestablished legal norms, while simultaneously respecting the pedagogical orientations and bearing in mind the specific characteristics and constrictions of their school.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/3665
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4562.pdf462.39 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2