DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Escola a tempo inteiro no 1º CEB: o extracurricular escolar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3606

title: Escola a tempo inteiro no 1º CEB: o extracurricular escolar
authors: Naia, Fátima Maria Marques Teixeira
advisors: Coelho, Carlos Meireles
keywords: Administração do ensino
Ensino básico 1º ciclo - Arquipélago da Madeira (Portugal)
Desenvolvimento dos currículos
Educação das crianças
Desenvolvimento das crianças
Actividades extracurriculares
issue date: 29-Nov-2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A Escola a Tempo Inteiro foi desenvolvida como prática e como modelo na R.A. Madeira desde 1994 e o XVII Governo Constitucional desenvolveu desde 2005 no Continente as AEC como práticas alternativas ao que se vinha fazendo na Madeira. Pretende-se comparar estas duas práticas e eventuais modelos subjacentes da chamada Escola a Tempo Inteiro (ETI) no 1.º CEB, num caso concreto de um agrupamento de escolas, analisando, a partir das funções das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), as relações entre o considerado curricular e extracurricular, escolar e extraescolar, por referência às antinomias: currículo nacional / currículo local, autonomia participada da escola / centralização / municipalização da gestão das escolas.

The Full Time School was developed as a practice and the model of Madeira since 1994 and the XVII Constitutional Government has developed since 2005 on the Continent as practical alternatives to the AEC that had been doing in Madeira. Intended to compare these two possible models and practices underlying the so-called School Full-Time (FTE) in 1.º Primary School, in a case of a group of schools, examining, from the functions of the Curriculum Enrichment Activities (AEC) considered the relationship between curricular and extracurricular school and of out, by reference to the antinomies: National Curriculum / local curriculum, the school participated autonomy / centralization / decentralization of school management.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/3606
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4500.pdf755.99 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2