Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3604
Title: Director de turma no 2º ciclo do ensino básico: dimensão de orientação
Author: Sousa, Lúcia Maria Proença Ribeiro de
Advisor: Coelho, Carlos Meireles
Keywords: Administração escolar
História da educação - Portugal - Séc. 20-21
Directores de turma - Ensino básico 2º ciclo - Viseu (Portugal)
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A partir de 1968 passou a existir, nas escolas portuguesas do Ciclo Preparató-rio do Ensino Secundário, o cargo de director de turma e desde então vários normativos legais foram publicados relativamente às suas atribuições. Ao director de turma têm competido funções administrativas, de coordenação, de ligação aos pais/encarregados de educação e de orientação. No 2.º ciclo do ensino básico, esta orientação faz-se sobretudo a nível pessoal, social e esco-lar. Como orientador, o director de turma é chamado a contribuir para a edificação de cidadãos autónomos, responsáveis, abertos à mudança, criativos, críticos, empreendedores e conscientes de que a sua formação nunca acaba. A educa-ção procura ser a bússola de cada aluno, para que seja capaz de Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser. Pretende-se com este trabalho fazer uma análise histórica, comparada e refle-xiva da dimensão de orientação do director de turma. Recorre-se também à metodologia de estudo de caso, através de um inquérito por questionário apli-cado à totalidade dos professores directores de turma e encarregados de edu-cação de uma escola básica do 2.º Ciclo, do concelho de Viseu.
The post of the guidance counselor came into existence at 1968 in Portuguese schools of secondary education preparatory stages and since then several le-gal relations were published relatively to their duties. The guidance counselor has administrative functions, coordination, connection between parents/ guar-dians and the guidance. In the second cycle of basic education, this guide is mainly in the personal, social and school life. As a supervisor, the guidance counselor is required to contribute to the building of autonomous citizens, responsible, open to changes, creative, critical, enter-prising and aware that their training never ends. Education seeks to be the compass for each student to be able to learn to know, learn to do, learn to live together and learn to be. The aim of this work is to analyze historical, comparative and reflective dimen-sion of guidance counselors. We also work with the methodology of the case study, through a questionnaire applied to all the guidance counselors and par-ents at a basic school in the city of Viseu.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/3604
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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