DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3603

title: Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso
authors: Clemente, António José Lopes
advisors: Coelho, Carlos Meireles
keywords: Política educativa
Ensino profissional - Portugal
Qualificação profissional
Sucesso escolar
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Os Cursos de Educação e Formação (CEF) inserem-se no quadro das respostas nacionais aos objectivos definidos na Estratégia Europeia (2000-2010-2020). Este quadro representa uma mudança de paradigma na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida, cujo êxito passa do sucesso meramente escolar para a inclusão na vida activa, concretizando-se em mais e melhores empregos, e maior coesão social. Desde 2005-2006, em Portugal, os Cursos de Educação e Formação (CEF) permitem às escolas básicas a «diversificação da oferta curricular» para: favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória «com aproveitamento»; combater o abandono escolar e a exclusão; e facilitar o ingresso no mundo do trabalho. Pretende-se saber, a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas, se os CEF atingem estes três objectivos e/ou acompanham esta mudança de paradigma.

The Education and Training (CEF) falls within the framework of national responses to the objectives defined in the European Strategy (2000-2010-2020). This table represents a paradigm shift in education and training (lifelong learning), whose success is purely academic success for inclusion in working life, putting on more and better jobs and greater social cohesion. Since 2005-2006, in Portugal, the Education and Training Courses (CEF) allow elementary schools to "diversify the curriculum offer" to: To encourage the completion of compulsory schooling 'successfully' – to combat school dropout and exclusion and facilitating entry into the world of work. Want to learn from a case study of a cluster of schools, if the CEF achieve these three objectives and / or accompany this paradigm shift.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/3603
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4826.pdf1.18 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2