Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/35526
Título: Da tradição à inovação na marca de luxo Vista Alegre: um estudo de caso
Autor: Lima, Inês Maria Carvalho de
Orientador: Amaral, Irina Adriana Saur
Palavras-chave: Marca de luxo
Luxo
Inovação
Marketing de luxo
Gestão de marcas
Vista Alegre
Data de Defesa: 28-Out-2022
Resumo: A marca de luxo Vista Alegre, atualmente com quase 200 anos de história, é um ícone nacional e possui um sucesso sustentado. A marca consolidou-se como marca de luxo através da implementação de estratégicas inovadoras e com o pressuposto de manter a tradição, através da simbiose harmoniosa entre as suas raízes e a contemporaneidade. O presente documento resulta do estágio curricular realizado no departamento de marketing da Vista Alegre. Dado tratar-se de uma marca de luxo nacional e, devido às particularidades do marketing de luxo, tornou-se relevante a realização de um estudo de caso. Neste sentido, através da revisão de literatura das marcas e marketing de luxo, realizou-se o modelo conceptual da teoria, e de seguida analisou-se a marca Vista Alegre a nível interno e externo. Depois, foi possível cruzar o modelo conceptual com a realidade da marca e fazer uma análise crítica aos resultados, após extrair um modelo conceptual adaptado à VA. Desta forma, no final do relatório foram retiradas conclusões e indicadas sugestões de melhoria para a empresa, com base na literatura. Por fim, este estudo de caso permitiu a aquisição de conhecimentos no âmbito do marketing de luxo e a sua aplicação ao caso prático da marca Vista Alegre, procurando fornecer um contributo para a gestão da empresa. Este estágio permitiu a aplicação dos conhecimentos adquiridos na formação do Mestrado ao contexto profissional e o desenvolvimento de novas competências.
Vista Alegre, a luxury brand, currently with almost 200 years of history, is a national icon and has a sustained success. The brand has established itself as a luxury brand through the implementation of innovative strategies and with the assumption of maintaining tradition, through the harmonious symbiosis between its roots and contemporaneity. This document is the result of the curricular internship carried out in the marketing department of Vista Alegre. Since it is a national luxury brand and due to the particularities of luxury marketing, it became relevant to conduct a case study. In this sense, through the literature review of brands and luxury marketing, the conceptual model of the theory was carried out, and then the Vista Alegre brand was analysed internally and externally. Then, it was possible to cross the conceptual model with the reality of the brand and to make a critical analysis of the results, after extracting a conceptual model adapted to the brand under study. In this way, at the end of the report conclusions were drawn and suggestions for improvement for the company were indicated, based on the literature. Finally, this case study allowed the acquisition of knowledge in the field of luxury marketing and its application to the practical case of Vista Alegre brand, seeking to provide a contribution to the company's management. This internship allowed the application of the knowledge acquired in the Master's training to the professional context and the development of new skills.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35526
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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