Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3552
Title: | O e-portefólio no ensino de inglês nos primeiros anos de escolaridade: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural |
Author: | Evaristo, Ana Isabel Caria Duarte |
Advisor: | Moreira, António Andrade, Ana Isabel |
Keywords: | Ensino multimédia Ensino de uma segunda língua - Ensino básico 1º ciclo Língua inglesa Metodologia de ensino Portfólio |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Partindo da concepção de um projecto de intervenção realizado numa turma de
1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Inglês como Actividade de
Enriquecimento Curricular, o presente trabalho de investigação analisou as
potencialidades da construção e implementação de um e-Portefólio, pelos
alunos, no que diz respeito ao desenvolvimento da competência plurilingue e
intercultural e das competências em TIC.
A metodologia adoptada foi a de estudo de caso, com contornos de
investigação-acção, realizado em contexto de sala de aula com recurso a
ferramentas on-line. Os dados foram recolhidos essencialmente a partir de dois
questionários de perguntas abertas e fechadas, fichas de trabalho realizadas
pelos alunos na aula, os e-Portefólios construídos pelos alunos e ainda uma
entrevista realizada à professora titular.
A análise dos dados permite-nos concluir que os alunos desenvolveram
competências em TIC, continuando a utilizar o e-Portefólio, após a
implementação do projecto, evidenciaram um percurso de desenvolvimento da
competência linguística e cultural, tendo ficado mais sensibilizados à
diversidade linguística e cultural, e despertos e curiosos para conhecer melhor
outros povos e culturas. Starting from an intervention project that took place with a primary school class as part of the Curricular Enrichment Activities national program, this research project analyzed the potencial of building, developing and implementing an e- Portfolio, by primary education puplis, linked to the development of multicultural, multilingual and ICT competences. The method adopted was the case study, involving action-research aspects, taking place in a classroom context, resorting to online tools. Data was mainly gathered through two questionnaires with open and closed questions, worksheets completed in class, the e-Portfolios produced by the pupils, and finally the interview to the class teacher. Data analysis allowed us to conclude that the pupils developed ICT competences and kept using the e-Portfolio after the implementation of the project activities. Awareness of language and culture diversity allowed pupils to develop multicultural and multilingual competences, awakening their taste and curiosity towards other peoples and cultures. |
Description: | Mestrado em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3552 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.