Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3552
Title: O e-portefólio no ensino de inglês nos primeiros anos de escolaridade: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural
Author: Evaristo, Ana Isabel Caria Duarte
Advisor: Moreira, António
Andrade, Ana Isabel
Keywords: Ensino multimédia
Ensino de uma segunda língua - Ensino básico 1º ciclo
Língua inglesa
Metodologia de ensino
Portfólio
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Partindo da concepção de um projecto de intervenção realizado numa turma de 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Inglês como Actividade de Enriquecimento Curricular, o presente trabalho de investigação analisou as potencialidades da construção e implementação de um e-Portefólio, pelos alunos, no que diz respeito ao desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural e das competências em TIC. A metodologia adoptada foi a de estudo de caso, com contornos de investigação-acção, realizado em contexto de sala de aula com recurso a ferramentas on-line. Os dados foram recolhidos essencialmente a partir de dois questionários de perguntas abertas e fechadas, fichas de trabalho realizadas pelos alunos na aula, os e-Portefólios construídos pelos alunos e ainda uma entrevista realizada à professora titular. A análise dos dados permite-nos concluir que os alunos desenvolveram competências em TIC, continuando a utilizar o e-Portefólio, após a implementação do projecto, evidenciaram um percurso de desenvolvimento da competência linguística e cultural, tendo ficado mais sensibilizados à diversidade linguística e cultural, e despertos e curiosos para conhecer melhor outros povos e culturas.
Starting from an intervention project that took place with a primary school class as part of the Curricular Enrichment Activities national program, this research project analyzed the potencial of building, developing and implementing an e- Portfolio, by primary education puplis, linked to the development of multicultural, multilingual and ICT competences. The method adopted was the case study, involving action-research aspects, taking place in a classroom context, resorting to online tools. Data was mainly gathered through two questionnaires with open and closed questions, worksheets completed in class, the e-Portfolios produced by the pupils, and finally the interview to the class teacher. Data analysis allowed us to conclude that the pupils developed ICT competences and kept using the e-Portfolio after the implementation of the project activities. Awareness of language and culture diversity allowed pupils to develop multicultural and multilingual competences, awakening their taste and curiosity towards other peoples and cultures.
Description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/3552
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4064.pdf5.74 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.