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 Um modelo para a interpretação de polifonia renascentista
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3551

title: Um modelo para a interpretação de polifonia renascentista
authors: Silva, Pedro Alexandre Sousa e
advisors: Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro
keywords: Teoria da música
Polifonia - Renascimento
Análise musical
Interpretação musical
Música para flauta
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho é uma interpretação em consort de flautas de um corpo de obras seleccionadas dos manuscritos P-BRd 964 e P-CUG mm 242. Essa interpretação assenta no conceito de que a prática deve ser uma componente fundamental do estudo filológico e que apenas através da prática se pode produzir determinada forma de conhecimento que não é passível de verbalização. A tese divide-se em 6 partes: 1. estudo e transcrição do reportório seleccionado e sua contextualização histórica, social e estilística; 2. estudo sobre a flauta de bisel no Renascimento, com ênfase na tratadística e na análise dos instrumentos originais sobreviventes; 3. resumo da teoria musical do Renascimento que diz respeito à melodia e às categorizações modais e tonais; 4. estudo da prática interpretativa que regula a execução de polifonia em consort de flautas. A quinta parte deste trabalho explica as consequências práticas da aplicação do estudo filológico e a sexta é a interpretação propriamente dita, expressa no formato de um registo discográfico.

The present work is an interpretation of selected compositions from the manuscripts P-BRd 964 and P-Cug mm 242 in a recorder consort. The interpretation is grounded on the concept that practice should be a fundamental aspect in a philological study and that only through the practice one can achieve certain types of knowledge that are not subject to verbalization. The dissertation is divided in 6 parts: 1. study and transcription of the selected repertoire and its social, historical and stylistic contextualization; 2. study of the recorder in the Renaissance, with emphasis on the theoretical sources and the analysis of the surviving instruments; 3. synthesis of the Renaissance musical theory that concerns the melody and modal/tonal categorizations; 4 study of the performance practice related to the performance of polyphony in recorder consort. The fifth part of this work explains the practical consequences of the application of the philological research and the sixth is the interpretation itself, expressed as a CD recording.
description: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/3551
appears in collectionsDECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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