DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Avaliação do impacto de um software educativo na aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3543

title: Avaliação do impacto de um software educativo na aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais
authors: Henriques, Isabel Maria da Silva
advisors: Almeida, Ana Margarida Pisco
Osório, António
keywords: Ensino multimédia
Tecnologia da informação
Ensino da matemática - Ensino básico 2º ciclo
Educação especial
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem promove novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. O emergir de novos ambientes na educação propicia aos intervenientes a assumpção de novos papéis, encarando a Escola de uma perspectiva diferente. No âmbito da presente dissertação de mestrado desenvolveu-se um estudo com o intuito de avaliar o impacto do uso de uma aplicação informática – Escola Virtual – na aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais, na área da Matemática. O objectivo é avaliar de que forma a utilização das TIC com crianças com NEE pode ser, ou não, benéfica para o desenvolvimento da sua aprendizagem. Está traçada a intenção de diagnosticar e caracterizar o ambiente actual de aprendizagem das crianças com NEE que usam as TIC no ensino da Matemática; e, ainda, verificar se a utilização das novas tecnologias, como pedagogia diferenciada nas aprendizagens dos alunos com NEE, pode proporcionar a todos os intervenientes do processo de ensino-aprendizagem ferramentas que fomentem a utilização dos novos recursos à disposição nas salas de aula. Deste modo, pretende-se abrir caminho para a tão desejada transformação das práticas docentes, sustentada no aproveitamento das novas tecnologias, até agora tão pouco explorada pela acção educativa. A investigação decorreu numa escola de ensino básico, na cidade do Porto durante seis meses, no contexto da disciplina de Matemática do 6.º ano e envolveu 1 aluno, o encarregado de educação e 3 professoras, sendo uma delas a investigadora. O estudo realizado foi um estudo de caso. Esta metodologia é adequada para quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos factores. Este método tem como principal característica o facto de se tratar de um plano de investigação que envolve o estudo detalhado de uma situação bem definida: o caso. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: dois inquéritos por questionário a aplicar à professora de ensino especial, acerca da utilização das TIC na sua prática como docente, e outro dirigido ao encarregado de educação sobre a utilização, fora do ambiente da escola; foram elaboradas grelhas de registo de observação directa para recolha de dados; e finalmente, foram elaborados dois inquéritos por entrevista, semi-estruturada, dirigidos à professora de Ensino Especial e a uma professora que acompanhou o aluno ao longo do ano lectivo. O objectivo destas era perceber se o aluno havia aprendido os conceitos mais relevantes e verificar se houvera uma evolução da aprendizagem, após a aplicação do software. Para sustentar esta dissertação procedeu-se a uma revisão das fontes de informação mais relevantes acerca das Necessidades Educativas Especiais, das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e ainda a uma abordagem ao ensino da Matemática.

The integration of Information and Communication Technologies in the learning-teaching process promotes new forms of learning, teaching and thinking. The rise of new technologies in education offers the participants the assumption of new roles and a different perspective on school/way of looking at school. In the scope of the present (Master’s) thesis a study has been developed with the purpose of assessing the impact of the use of a computing application – Virtual School – in the learning process, in Maths, of a child with special needs. The big goal is to evaluate how the use of ICT with children with special needs can or cannot bring benefits to their learning development. It is intended to diagnose and characterise the present learning environment of children with special needs who use ICTs when learning Maths and also see if the use of new technologies, as a differentiated pedagogy in the learning process of students with special needs, can provide all participants in the learning process with tools that stimulate / encourage the use of the new resources available in the classrooms. This way, it is intended to open a path to the eagerly awaited change of teaching methods, supported in the advantages of the new technologies, which have hardly been used so far by the educative action. This research took place in a primary school, in Porto, for six months, in a 6th form Maths class and involved a pupil, a parent and three teachers (including the researcher). It was a study case. This methodology is adequate when we try to understand, explore or describe complex events and contexts, in which several factors are simultaneously involved. This method has as a main characteristic the fact that it is an investigation that involves the detailed study of a well-defined situation: the case. To collect the data the following instruments were developed: two surveys per questionnaire addressed to the special needs teacher about his/her use of ICTs as a teacher and another addressed to the parent on the use of ICTs by the pupil and the family, outside school; direct observation grids were created in order to register the data and finally two surveys per, semi-structured interview, addressed to the special needs teacher and to one of the teachers who followed the pupil along the school year. The objective of these actions was to understand if, after the application of the software, the pupil learnt the most relevant concepts and check if there was any learning progress. To support this thesis, a revision work on the most important information sources was made. Here it is also presented a revision on Special Learning Needs, the use of Information and Communication Technologies in Education and also an approach to Maths teaching methods.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/3543
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4221.pdf2.2 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2