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 Competências profissionais do docente em tempos de mudança
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3539

title: Competências profissionais do docente em tempos de mudança
authors: Ferreira, Sandra Marina Sarmento Pinheiro
advisors: Carvalho, Isabel Maria Andrade de
keywords: Competências Profissionais
Professor
Mudança
Formação
Qualificações
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A temática das competências dos Professores no processo educativo, não sendo uma questão nova e estando ainda longe de encontrar o seu papel ideal, tem sido alvo de grande interesse por parte dos investigadores. Neste trabalho, iremos tentar perceber como a actividade do Professor tem vindo a mudar. É cada vez mais exigente o desempenho do Professor quer ao nível pedagógico mas também a outros níveis. O futuro Professor, vai-se formando ao longo de toda a vida. Adquire conhecimentos, princípios e valores que lhe são transmitidos pela família, pelo meio que o cerca, interiorizando-os na convivência com o “outro”. A formação inicial é, apenas, a primeira etapa da formação profissional que, cada vez mais, é realizada ao longo da vida. Assim, com este projecto de investigação pretendemos compreender como é que os Professores percepcionam as competências profissionais dos Professores, tendo por base o “Documento de Trabalho Nº 3 A, M.E.” do Grupo de Missão – Acreditação da Formação de Professores, que procurou definir o perfil de competências que o Professor deverá ser capaz de demonstrar e até de organizar o seu próprio desempenho profissional. Por fim, pretendemos ainda, verificar se existem diferenças ao nível da percepção do Professor Típico e do Professor Ideal, relativamente às competências profissionais, aos traços de personalidade e às emoções despertadas nos alunos. O Professor Típico é àquele que podemos encontrar nas nossas escolas e o Professor Ideal é apresentado como o Professor que gostaríamos de encontrar nas nossas escolas. Algumas das conclusões que retirámos do tratamento estatístico dos dados indicam que o Professor Ideal é avaliado com valores significativamente superiores em todas as dimensões. Em grande maioria, os Professores concordam que não possuem apenas saberes, mas também competências profissionais que não se reduzem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados. Por outro lado, também em maioria, aceitam que a profissão muda e a sua evolução exige que todos os Professores possuam novas competências.

The theme of the skills of teachers in the educational process, which is not a new issue and is still far from finding its ideal role, has been of great interest of researchers. In this work, we will try to understand how the activity of the teacher has changed. It is increasingly demanding the performance of the teacher or the educational level but also at other levels. The future teacher is to form throughout the life. He/she acquires knowledge, principles and values that are transmitted by the family and by the surrounding environment are internalized in living with the "other." The initial training is only the first stage of training, which is more and more carried throughout life. Thus, with this research project we want to understand how the teachers perceive the professional skills of teachers, based on the "Working Paper No. 3a, ME" Group's Mission - Accreditation of Teacher Training, which sought to define the profile of skills that the teacher should be able to demonstrate and even organize their own work performance. Finally, we also want to check whether there are differences in the perception of Typical Teacher and Ideal Teacher, for professional skills, the personality traits and emotions aroused in the students. Typical Teacher is that we can find in our schools and the Ideal Teacher is presented as the teacher we would like to find in our schools. Some of the conclusions drawn from the statistical data indicate that the ideal teacher is evaluated with values significantly higher in all dimensions. In large majority, the teachers agree that they not only have knowledge but also professional skills that are not just the domain of the contents to be taught. Moreover, in majority, they accept that the profession changes and its development requires that all teachers have new skills.
description: Mestrado em Contabilidade - Ramo Auditoria
URI: http://hdl.handle.net/10773/3539
appears in collectionsISCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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