DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 O artefacto anónimo como potenciador do desenvolvimento em design
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3504

title: O artefacto anónimo como potenciador do desenvolvimento em design
authors: Afonso, Ana Carla Silva
advisors: Roda, Rui Miguel Ferreira
Sardo, Susana Bela Soares
keywords: Design
Design de produtos - Impacto socioeconómico
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O consumismo crescente no contexto global posiciona a disciplina de Design para uma reflexão acerca dos artefactos e da sua relevância para a vida dos utilizadores. O estudo do objecto comum e do quotidiano permite entender o seu potencial para a construção contemporânea de produtos, obras ou projectos. Deste modo, no decorrer da investigação em torno do conceito de memória, e a forma como influi a preservação de uma determinada identidade, através da criação de tradições e hábitos, é possível perceber a ascendência das coisas sobre as pessoas. Na perspectiva da intervenção da memória e da identidade na atribuição de significados/entendimentos aos objectos, este trabalho pretende analisar e perspectivar como os objectos conotados com o Design Anónimo se tornam preponderantes no quotidiano do usuário e de que forma os valores de projecto que lhes estão associados podem ser potenciadores de novas formas de desenvolvimento dos artefactos.

The growing consumerism in the global context positions the discipline of Design towards a reflection about artefacts and their relevance to users' lives. The study of common and everyday objects allows us to understand its potential for the contemporary construction of products, works or projects. Thus, during the investigation around the concept of memory, and how it influences the preservation of a particular identity through the creation of traditions and habits, it is possible to see the ascendancy of things over people. From the perspective of the intervention of memory and identity to the attribution of meaning/understanding to objects, this paper intends to analyze and to put in perspective how objects connoted with Anonymous Design became prevailing in daily life and in what ways the project values associated to them may be enhancers of new forms of artefacts development.
description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/3504
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4346.pdf34.88 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2