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 Determinantes de IDE: uma aplicação à indústria cerâmica portuguesa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3503

title: Determinantes de IDE: uma aplicação à indústria cerâmica portuguesa
authors: Campos, Carla Marina Pereira
advisors: Pereira, Maria Elisabeth Teixeira
keywords: Economia das empresas
Indústria cerâmica - Portugal
Investimento estrangeiro
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação pretende contribuir para perceber quais os principais determinantes de investimento directo estrangeiro (IDE) na indústria cerâmica portuguesa, dado que este sector ocupa um lugar de destaque no tecido empresarial de Portugal, em particular na região Centro. A resposta a esta questão implicou, numa primeira parte, que se analisasse o desenvolvimento e as lógicas do IDE, tentando-se descrever e questionar conceitos de investimento e condições de contexto em Portugal e no sector industrial em análise, procurando-se, à posterior, identificar os principais contributos teóricos e empíricos sobre os factores de atracção de IDE. Numa segunda parte do estudo, depois de caracterizada a indústria cerâmica, recorreu-se à aplicação de procedimentos estatísticos com base em fundamentos teóricos de IDE, que nos permitiram concluir que os principais factores que estimulam as empresas estrangeiras a investirem no sector cerâmico português são de natureza endógena e estão relacionados com vantagens associadas às características da empresa receptora de IDE, com destaque para a qualidade dos produtos face à concorrência, reputação, imagem, marca e a experiência no mercado nacional.

This dissertation aims to be a contribution to understand the main determinants of foreign direct investment (FDI) in the Portuguese ceramic industry, as this sector occupies a prominent place in Portuguese business, particularly in the Centro region. The answer to this question implied, in a first part, the analysis of the development and the logic of the FDI, trying to describe and question the concepts of investment and context conditions in Portugal and in the industry sector under review, to further identify the major theoretical and empirical contributions on the factors to attract FDI. In the second part of the study, after a characterization of the ceramic industry, it was used the application of statistical procedures based on theoretical foundations of FDI, which allowed to conclude that the main factors that encourage foreign companies to invest in Portuguese ceramic are of endogenous nature and relate to advantages associated with the characteristics of the company receiving FDI, with emphasis on product quality to compete, reputation, image, brand and experience in the domestic market.
description: Mestrado em Economia de Empresa
URI: http://hdl.handle.net/10773/3503
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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