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 Cidades educadoras, educação de adultos e competitividade dos territórios
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3462

title: Cidades educadoras, educação de adultos e competitividade dos territórios
authors: Costa, Tânia Marisa Silva
advisors: Pires, Artur da Rosa
keywords: Política educativa
Educação de adultos
Administração local
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A linha condutora da dissertação é analisar como é que as autarquias locais estão a responder às exigências impostas pela Estratégia de Lisboa, especificamente no que diz respeito à melhoria das qualificações académicas dos portugueses adultos e na requalificação de activos, com o objectivo de assentar a competitividade no conhecimento e no capital humano. Estamos a viver mudanças impostas pelos novos desafios postos à educação, que requerem um novo paradigma educativo em substituição do Estado Educador, caracterizado por um sistema educativo centralizado, pela posição marginal do município e pela sua subordinação aos objectivos nacionais do sistema educativo. Este novo paradigma aponta para a cidade como espaço social de encontro entre o global, o nacional e o local e entre a educação formal e a educação não formal e informal, para a descentralização e autonomia e para o município como dinamizador e coordenador de uma política educativa local. Esse novo paradigma coincide com a filosofia das Cidades Educadoras, conceito donde emerge a centralidade do município que tem de reorientar a sua política educativa. ABSTRACT: The line followed on the thesis pretends to examine how local authorities are responding to the requirements of Lisbon Strategy, specifically with regard to the improvement of the academic qualifications of Portuguese adults and teh upgrade of qualifications of the portuguese workforce, so that competitiveness can be based on knowledge and human capital. We are experiencing changes imposed by the new challenges posed to education, wich require a new educational paradigm, different from the tradicional one, characterized by a centralized education system, the marginal position of the municipality na its subordination to the national objectives of education. This new paradigm indicates the city as the social meeting point of the global, the national and the local, the meeting point of the formal, nonformal anda informal education, for the decentralization and autonomy for the city as a facilitator anda coordinator of local education policy. This nem paradigm coincides with the philosophy of Educating Cities, a concept from wich emerge the centrality of the city emerges and has to reorient its education policy.
description: Mestrado em Planeamento do Território - Inovação e Políticas de Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10773/3462
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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