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 Access in private University in Japan: J. F. Oberlin University case study
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3428

title: Access in private University in Japan: J. F. Oberlin University case study
authors: Ramos, António Romeral
advisors: Geraldo, Teresa
Tachi, Akira
keywords: Ensino superior
Ensino superior particular
Acesso ao ensino superior
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação visa analisar como as questões sociais e políticas influenciam as condições de acesso nas universidades privadas do Japão. O estudo de caso foi a estratégia adoptada para explorar as políticas de acesso, tendo em conta os factores sociais, políticos e académicos do contexto japonês. A Universidade J.F. Oberlin foi o caso usado para este propósito. A história, economia e tradições da sociedade japonesa, ainda que em diferentes medidas, sempre influenciaram significativamente as políticas de acesso ao ensino superior e são por isso inseparáveis desta análise. Os dois momentos mais importantes a nível político nesta temática são o processo de desregulamentação, ou seja, a transferência de controlo do governo central para o poder do governo regional, local e institucional durante o mandato de Nakasone (primeiro-ministro japonês), e, posteriormente a privatização de instituições públicas. Consequentemente, estas foram adquirindo maior autonomia durante o governo de Koizumi, sucessor de Nakasone. As mudanças sociais são visíveis pelo número decrescente de alunos que concluem o ensino secundário, a grande variedade de novos candidatos ao ensino superior e a falta de confiança neste sector. Estes dois factores exigiram dos decisores políticos e aos líderes institucionais soluções para estes problemas nacionais. As preocupações académicas foram atenuadas com maior grau de autonomia e consequentemente maior responsabilidade. O grande sistema de ensino superior japonês (maioritariamente composto por instituições privadas) enfrenta grande competitividade para atrair estudantes qualificados. Desta forma, as instituições têm que gerir cuidadosamente as suas políticas de acesso de forma a assegurar simultaneamente qualidade e um número satisfatório de matrículas para garantir a sua existência e futuro. No entanto, ao desenvolver os seus processos de admissão com êxito, as instituições têm que considerar vários obstáculos ao mesmo tempo que facilitam este processo. O carácter específico de cada instituição é um factor extremamente importante na distinção das melhores instituições que, em tal processo competitivo, precisam de procurar melhorar constantemente e alcançar major prestígio. ABSTRACT: The present thesis aims to analyse how social and policy issues influence access conditions to private universities in Japan. The case study is the strategy adopted to explore the implementation policy under social, political and academic factors in Japanese context. J.F. Oberlin University was the case chosen to achieve this goal. Those factors were at completely different level although with enormous influences in Japanese higher education access, moreover they were dramatically connected and clearly associate with that context. Japanese society, history, economy, tradition and develop have been always significant influences in Japanese higher education context. The two main factors at policy level were the deregulation process from central governmental control to local, regional and institutional power under Nakasone cabinet and afterward the privatization of public institutions and increase autonomy of private institutions under Koizumi cabinet. Social changes were represented by the decreasing high school graduate population, the wide variety of the new applicants and the lack of trust in tertiary education. Both stage demanded to policy-makers and institutions leaders to face serious problems at national level. The academic concern was dealt by the institutions with wide freedom and strong responsibility. The large Japanese system (basically private institution) faces a strong competition to attract enough and well qualify students. Therefore, institutions need to achieve their best admission policy procedures in order to assure, simultaneously, quality and a successful enrolment for its existence and a booming future. Nevertheless, in order to develop a success admission process, institutions have to consider several hurdles and facilitate. The specific and unique character of each institution would be an extremely important factor to characterize and distinguish them. In the tough competition process institutions need to improve and increase their prestige. The efficiency to measure the wide variety rank of student skills, motivations and backgrounds is an important process in order to build up a future and successful institution.
description: Mestrado em Ensino Superior
URI: http://hdl.handle.net/10773/3428
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UA - Dissertações de mestrado

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