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 Conversas em casa sobre ciência : um estudo piloto
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3369

title: Conversas em casa sobre ciência : um estudo piloto
authors: Ramos, Andreia Sofia Pereira da Silva Ramos
advisors: Jesus, Júlio Domingos Pedrosa da Luz de
keywords: Ensino das ciências
Educação científica
Estratégias da aprendizagem
Relações pais-filhos
Relações escola-família
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A Ciência actual, produto de séculos de evolução, influencia a Sociedade contemporânea. Diversos estudos apontam para um défice na literacia científica, que poderá ser ultrapassado através da corrente do “Entendimento” Público da Ciência e também da promoção de uma Educação e Currículo Científicos. O PISA, programa internacional de avaliação do desempenho dos estudantes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), indicou diversos factores que afectam o desempenho dos alunos em contexto escolar, tal como a comunicação com os pais. Este estudo pretendeu, assim, analisar um caso em que desenvolvemos um projecto de investigação-acção que incentivasse a comunicação entre alunos de uma escola básica e os respectivos familiares. O principal objectivo deste estudo foi implementar uma iniciativa piloto que promovesse conversas em casa sobre assuntos da escola, particularmente de índole científica, de modo a melhorar a literacia em contexto familiar. Deste modo, elaborámos três Guiões de Conversas, com o apoio das directoras das duas turmas, propondo diversas actividades a serem desenvolvidas por alunos dessas turmas em suas casas. Procurámos ter em atenção as sugestões recolhidas em cada etapa do processo, através do registo das actividades realizadas e de pequenos questionários incluídos no final de cada guião. Para validação dos pressupostos do estudo, elaborámos um questionário aos professores da escola envolvida, que maioritariamente manifestaram a sua concordância com a ideia dos Guiões de conversas. Tomando este aspecto em consideração, seleccionaram-se as temáticas e questões dos guiões, que foram testados pelos alunos e seus familiares. No final das actividades, os participantes nas conversas em casa avaliaram cada guião. Analisámos diversos parâmetros e concluímos que os guiões promoveram conversas em casa que de outro modo não aconteceriam. Entrevistámos as directoras das turmas participantes, que foram mediadoras essenciais do projecto, que nos permitiram avaliar os intervenientes – alunos, pais ou encarregados de educação, bem como a equipa conjunta da Universidade e da escola. Deste modo, recolhemos, sugestões para aperfeiçoar iniciativas futuras neste âmbito. ABSTRACT: Actual Science, product of centuries of ongoing development, influences contemporary society. Several studies pinpoint a deficit in scientific literacy, which can be overcome both through the current of Public Understanding of Science and through the promotion of Scientific Education and a Scientific-based Curriculum. The PISA, a Programme of International Student Assessment in areas such as Maths, Reading, Science and Problem-solving within the OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development), pointed out various factors that affect the students’ scholastic achievements, such as the communication with parents. This study aimed, therefore, at analyzing a specific case in which we carried out a research-action project that aimed at encouraging the communication between students of a middle school and their relatives. The main goal of this study was to implement a pilot initiative that would promote conversations at home about school-related issues, particularly those of scientific nature, so as to improve literacy within the family setting. We therefore elaborated three Scripts of Conversations, with the support of the head teachers of two classes, suggesting diverse tasks to be carried out by students of those classes at their homes. We tried to take into account the suggestions we collected in each step of the process, through the record of the activities that were put into practice and through short questionnaires included at the end of each script. In order to validate the premises of the study, we set up a questionnaire for the teachers of the school involved in the project, who from a global standpoint expressed their agreement with the idea of the Scripts of Conversations. Bringing this aspect into consideration, we selected the subject matters and the questions for the scripts, which were then tested by students and their relatives. At the end of the activities, the participants in the home conversations assessed each script. We analyzed several parameters and we drew the conclusion that the scripts successfully promoted conversations at home that would not have otherwise taken place. We interviewed the head teachers of the classes involved, who were essential mediators of the project, which allowed us to evaluate the intervenients – students, parents or tutors as well as the conjoint team of the University and the School. In this way we gathered suggestions to perfect future initiatives in this field.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/3369
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