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 A qualidade profissional do recém-licenciado em gerontologia
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3361

title: A qualidade profissional do recém-licenciado em gerontologia
authors: Costa, Mónica Patrícia Pinto da
advisors: Pinto, Maria Luís Rocha
Pimentel, Francisco Luís
keywords: Gestão pública
Ensino superior
Ensino superior
Avaliação de cursos
Ensino da enfermagem
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A consciencialização de que a prestação de serviços, sobretudo dos que se relacionam com a saúde, deve obedecer a critérios de elevada qualidade, confere às Instituições de Ensino Superior, responsáveis pela formação inicial destes profissionais, a responsabilidade de assegurar padrões de qualidade na formação dos seus alunos. O objectivo principal deste trabalho, é o de iniciar a construção de um instrumento de medida, utilizando o Modelo de Rasch, que permita aferir a qualidade profissional dos recém- licenciados em Enfermagem, em função da evolução científica e tecnológica, dos padrões de qualidade e das necessidades constatadas nos locais onde vão exercer a profissão. A existência de um instrumento de avaliação que permita aferir se a formação académica adquirida pelos Gerontologos corresponde aos padrões de qualidade hoje exigidos na prestação de serviços de saúde é, no presente momento, de grande importância, na medida em que só desta forma será possível detectar e corrigir lacunas existentes na formação desses licenciados. ABSTRACT: It is the Higher Education Establishments that are responsible for making their students of the high quality standards that services rendered should follow, especially those related to the health sector. These establishments should also guarantee the patterns of quality in the training of its students. This research project was proposed by the School of Health of the University of Aveiro in order to create an instrument that assessed the professional quality of their new graduate in Gerontology. The main goal of this work is to initiate the building of a measurement tool, using Rasch’s model, that will allow Higher Education Establishments assess the quality of their newly degrees in Gerontology, accordingly to the scientific and technological evolution of the quality patterns and the stated needs of the places where their jobs are going to take place. Having such an assessment tool, allowing to check whether the nursing academic curriculum matches the quality patterns demanded today by the health care system, is nowadays of great importance, as this is the only way to identify and correct any mistake in their education.
description: Mestrado em Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/3361
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UA - Dissertações de mestrado

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