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 A qualidade do ensino superior : globalização, Bolonha e Cabo Verde
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3360

title: A qualidade do ensino superior : globalização, Bolonha e Cabo Verde
authors: Santos, Cláudia Crispina Inocêncio
advisors: Lourtie, Pedro Manuel Gonçalves
keywords: Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Globalização
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Os sistemas de ensino superior têm enfrentado nas últimas décadas grandes desafios, inicialmente motivados pela massificação do mesmo. Esta massificação veio a provocar profundas alterações nas estruturas e na missão das instituições de ensino superior em todo mundo. Com efeito, a qualidade e a excelência passaram a ser pontos de referência para as instituições de ensino superior, que se vêem cada vez mais pressionadas pela opinião pública e pela competição crescente do mundo globalizado e das tecnologias de comunicação e informação. Actualmente, a importância das tecnologias de comunicação está patente na poderosa disseminação de conhecimentos, favorecendo assim a criação de universidades virtuais, abrangendo um número cada vez maior de estudantes. Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e o aumento na procura de ensino superior, este deixou de ser uma actividade exclusiva das instituições tradicionais para passar a estar também inserido em empresas multinacionais. Na presente dissertação abordam-se as mudanças que têm ocorrido nos sistemas de ensino superior mundial, tendo especial atenção ao caso europeu. A análise incide mais especificamente em três pontos: - no primeiro aborda-se a questão da globalização associada aos seus efeitos nos sistemas de ensino superior. Este ponto centra-se nas tecnologias de informação que induziram o aparecimento de novas formas de ensino transnacional; - no segundo ponto, a análise centra-se nas actuais mudanças que vêm acontecendo nos sistemas europeus, nomeadamente através do processo de Bolonha, e suas repercussões noutros sistemas fora de Europa; - o último ponto, baseia-se na avaliação das instituições públicas de ensino superior cabo-verdianas, enquadrado na criação da primeira Universidade Pública de Cabo Verde. Sendo uma instituição que se pretende de qualidade, e tendo em atenção a implementação do processo de Bolonha no Espaço Europeu de Ensino Superior, faz todo o sentido que se saiba aproveitar esta conjuntura para criar e implementar sistemas de garantia de qualidade para um melhor funcionamento do ensino superior cabo-verdiano. ABSTRACT: The higher education systems have undergone great challenges in the last decades, initially motivated by its massification. This massification made deep changes in the structures and in the mission of the higher education institutions all over the world. In fact, the quality and the excellence became the reference points for the high education institutions, which are getting under pressure by the public opinion and by the growing competition from the globalized world and technologies of communication and information. Currently, the importance of communication technologies is found in the strong dissemination of knowledge, which has fostered the creation of virtual universities, involving a large number of students. The development the information technologies and the growth education demand, higher education is no longer an exclusive of traditional higher education institutions to be provided by multinational corporations. This dissertation approaches the changes that have been happening in the higher education system in the world, with special attention to the European case. The analysis focuses on three points: - the first one approaches the issue of globalization associated with its effects on higher education systems. This point focuses on the information technologies that lead to new forms of transnational education; - in the second point, the analysis focuses on the current changes that have been taking place in the European systems, through the Bologna process, and the way it affects other systems outside Europe; - the third point, is based upon the evaluation of Cape Verde public higher education institutions, as a part of the creation of the first Cape Verde Public University. Being an institution that wishes to be of quality, and taking in to consideration the current context of implementation the Bologna process in European Higher Education Area, it makes sense to create and implement a quality assurance system for the best performance of Cape Verde higher education system.
description: Mestrado em Política e Gestão do Ensino Superior
URI: http://hdl.handle.net/10773/3360
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UA - Dissertações de mestrado

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