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 Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3335

title: Ensino de ciências e literacia científica : o caso dos organismos genéticamente modificados
authors: Santos, Eunice Mota Viegas dos
advisors: Martins, Isabel Pinheiro
keywords: Educação científica
Educação para a cidadania
Recursos educativos
Ensino básico
Ensino secundário
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As recentes Reorganizações Curriculares do Ensino Básico e Secundário, introduziram uma nova perspectiva para o ensino - a Educação para a Cidadania - propondo um ensino das ciências no sentido da formação dos alunos para a literacia científica. Neste sentido, o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) representa a melhor metodologia a adoptar, uma vez que se coaduna com os objectivos pretendidos. Tendo em conta os princípios que gerem esta abordagem, torna-se necessário construir recursos didácticos que apoiem a prática docente. Desta forma, foi propósito do presente estudo, conceber e validar recursos didácticos CTS para alunos do Ensino Secundário, com vista a promover a literacia científica sobre organismos geneticamente modificados (OGM). A opção pelo contexto geral “Organismos Geneticamente Modificados” justifica-se pela sua actualidade, interesse e aplicabilidade à vida dos alunos, principalmente, no que diz respeito aos alimentos geneticamente modificados, fazendo deste tema um conteúdo de forte cariz CTS. A metodologia de investigação seguida incluiu dois principais momentos, o diagnóstico das concepções, atitudes e dúvidas dos alunos do primeiro ano do Ensino Secundário em relação aos OGM e uma experiência de sensibilização e contacto com o tema através de um programa de intervenção, de carácter extra-lectivo. Com base nas concepções e atitudes diagnosticadas, procedeu-se à planificação da abordagem CTS do referido tema. Foi construído um conjunto de seis actividades, centradas nos domínios científico, social e tecnológico. Os recursos didácticos incluem trabalho laboratorial, pesquisa de informação na Internet, visualização e análise de modelos e animações, leitura de artigos científicos e análise de material do quotidiano. No sentido de se proceder à validação dos recursos didácticos construídos, planificou- -se e realizou-se o Workshop “Eu e os OGM”, dinamizado pela autora, no qual participaram dezasseis alunos, provenientes de áreas curriculares distintas. Os alunos participantes responderam ainda a um questionário, onde avaliaram as actividades por eles realizadas. O processo de validação evidenciou o interesse dos alunos, tanto da área das Ciências e Tecnologias como de Informática, de Economia e de Línguas e Literatura, pelo tema “Organismos Geneticamente Modificados”. Na sua opinião, este tema deveria ser abordado no Ensino Secundário, independentemente da área de estudos. Tendo em conta a avaliação feita das actividades propostas, a abordagem CTS é uma metodologia que entusiasma e motiva os alunos para a aprendizagem. Os alunos avaliadores consideraram os recursos didácticos, no seu conjunto, bem organizados, contendo informações relevantes e tarefas interessantes. Manifestaram especial interesse pela referência aos alimentos GM, devido à pertinência e utilidade da informação recebida no seu dia-a-dia. Pode concluir-se que o estudo efectuado mostra como recursos didácticos sobre temas de cariz CTS podem contribuir para a inovação no ensino das ciências e para uma melhor educação em ciências dos alunos. ABSTRACT: Basic and Secondary Education recent curricular reorganizations, introduced a new teaching perspective - the Citizenship Education - proposing science teaching oriented towards the students scientific literacy. The Science-Technology-Society (STS) movement represents the best methodology to adopt, once it allies with the necessary goals. It was also necessary, taking in account the principles which rule this approach, to develop didactic resources to support teaching practices. The present study aims are to conceive and validate STS didactic resources for secondary education, in order to promote scientific literacy about genetically modified organisms (GMO). The option for the overall context “Genetically Modified Organisms” is justified by its up to date interest and applicability in the students lives, as far as it concerns the genetically modified food, making this a strong STS content theme. The research methodology included two main phases: (i) the diagnose of first year secondary education students conceptions, attitudes and doubts toward GMO, and (ii) a sensitization experiment and contact with the theme trough an extra school intervention programme. Starting with the conceptions and attitudes diagnosed, the STS approach plan was made. It was built a set of six activities centred in the scientific, social and technological domains of the theme GMO. The didactic resources included laboratory work, internet information search, models and animations visualization and analyse, scientific articles reading and daily material analyse. In order to validate the didactic resouces, the workshop “GMO and I” was planned and accomplished, with the autor’s organization, in which participated sixteen students from different curricular areas. The participant students answered a questionnaire, where they analysed their own activities. The validation process evinced the students’ interest, of diferent curricular areas, by the theme “Genetically Modified Organisms”. In their opinion, this theme should be boarded in Secondary Education, besides curricular areas. Taking in account the proposed activities evaluation, the STS approach is a methodology which zeals and motivates the students for science learning. The students considered the didactic resources well organized, contained relevant informations and interesting activities. They showed a special interest for the GM food, due to its pertinence and usefulness information. The present study allows us to conclude how didactic resources about STS themes can contribute to the science teaching innovation and for a better students’ science education.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/3335
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