DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território > CSPT - Dissertações de mestrado >
 Science shopping : a participação do visitante na exposição Sentir.com
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3334

title: Science shopping : a participação do visitante na exposição Sentir.com
authors: Fonseca, Teresa Maria Batista
advisors: Caldeira, Maria Helena
keywords: Divulgação científica
Ciência e tecnologia
Exposições
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho pretende avaliar o impacto da exposição interactiva Sentir. com, criada pelo Exploratório Infante D. Henrique – Centro Ciência Viva de Coimbra, nos visitantes de um espaço público (um centro comercial), analisar os padrões de interacção dos visitantes com esta exposição e descobrir de que forma é que ela pode incrementar a compreensão pública da Ciência e Tecnologia da população que frequenta habitualmente esses espaços. Depois de uma descrição dos módulos que constituem a exposição em cuja construção colaborámos e tendo em vista a prossecução dos objectivos da investigação, descrevem-se os cinco estudos parciais que envolveram os visitantes que espontaneamente visitaram a exposição. Após ter-se constatado, através da análise dos dados fornecidos pelo estudo I – Estudo do estímulo do ET, realizado em Castelo Branco e Porto Moniz , e pelo estudo II – Observação de comportamentos, realizado no Dolce Vita, que os visitantes liam pouco a informação contida nos painéis e nas explicações, alterou-se o plano prévio do estudo e procedeu-se à criação de um estímulo de leitura: uma tira de papel com uma pergunta entregue ao visitante à entrada da exposição. Os últimos três estudos foram variantes que incluíram este estímulo. Procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados, e os resultados obtidos remetem para a importância de levar este tipo de exposições a espaços públicos. Não parece restar qualquer dúvida de que os visitantes apreciaram a exposição e esta lhes proporcionou experiências únicas de lazer. Porém, numa perspectiva de comunicação bem sucedida da Ciência, os resultados apontam para que muito está ainda por fazer no sentido de captação do público leigo e da consciencialização de uma vivência mais profunda das exposições que deverá incluir o desejo do público de ler a informação nelas existente com vista à promoção de uma maior literacia científica. ABSTRACT: The present study aims at evaluating the impact of the interactive exhibition on communication and the five senses (“Sentir.com”) produced by Exploratório, the Ciência Viva Centre of Coimbra, upon the visitors at a public space – a shopping centre – and, in particular, analysing the patterns of interaction of the public with the exhibition and unreaveling the ways in which it can promote the engagement with Science and Technology by those publics. After a description of the various exhibits (according to different islands in the exhibition) in whose design and construction the author had a major participation, five studies are reported involving the people who voluntarily explored the exhibition. Study I is centred on the impact of the strategy ET – “create” an extra-terrestrial by choosing its sensorial features – carried out when the exhibition was shown in Castelo Branco and in Porto Moniz, whereas study II was about the behaviour of the first visitors in the shopping centre Dolce Vita en Coimbra. They both indicated that visitors, on the whole, did not read the information in panels and the explanations offered associated with each experiment. As a result, the initial plan was adjusted to include a stimulus to reading that information: the distribution of a written question to each visitor when entering the exhibition. The remaining three studies were variations that included this stimulus. The statistical treatment of the data and the analysis of the results point to the importance of taking this type of exhibitions to public spaces such as shopping centres. The degree of appreciation of the exhibition by the visitors was clearly very positive, both from the point of view of science and entertainment. However, from the perspective of well succeeded science communication, the results indicate that much is still to be done concerning the attraction of the general public to this sort of exhibitions and its full engagement, in particular concerning the wish to read the texts that accompany the exhibits.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/3334
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2007000737.pdf3.99 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2