Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2918
Title: Quadros interactivos no ensino da matemática
Author: Loureiro, Maria de Fátima Carmo
Advisor: Descalço, Luís António Arsénio
Oliveira, Maria Paula de Sousa
Keywords: Ensino da matemática
Didáctica da matemática
Novas tecnologias
Software educativo
Ensino assistido por computador
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Ser profissional de educação hoje em dia requer muita habilidade e profissionalismo e actualizações. Motivar, cativar a atenção, debater, comunicar é importante no meio escolar. O factor insucesso escolar é cada vez mais referido e pronunciado, sendo importante arranjar estratégias que fomentem a qualidade do ensino e combatam o insucesso escolar. O aparecimento das novas tecnologias, nomeadamente os quadros interactivos, contribuíram para novos recursos pedagógicos, sendo uma porta aberta na resolução de alguns problemas na Educação. A presente dissertação tem como tema os quadros interactivos no ensino da Matemática. Esta está dividida em partes. Na primeira parte é apresentada a definição de quadro interactivo, algumas sugestões de utilização, quais as vantagens e desvantagens de um quadro interactivo, que tipo de quadros existem no mercado: SMARTBoard, Magicboard/StarBoard da Hitachi, Promethean, Interwrite, Clasus, entre outros nesta fase abordo ainda outros softwares matemáticos que podem ser utilizados nos quadros: GeoGebra, Cabri, etc. Numa segunda fase abordo experiências em sala de aula de diferentes anos (desde o pré-escolar até ao Ensino Superior), apresentando algumas aulas realizadas no quadro interactivo. Por fim, faço referência os quadros interactivos pelo mundo, apresentando alguns países e algumas escolas. Apresento um capítulo onde falo do projecto Inovar com QI. Finalmente, apresento análises de inquéritos realizados a professores e alunos sobre o impacto dos quadros interactivos em sala de aula e deixo algumas propostas de futuros trabalhos de pesquisa. ABSTRACT: Working in education nowadays requires much skill, professionalism and updating. Motivating, capturing attention, discussing and communicating are all important in the classroom. Lack of achievement at school is an increasingly frequent topic of debate and it is important to find strategies that promote quality teaching and combat that failure. The emergence of new technologies, namely interactive whiteboards, has contributed to new pedagogical resources, and is an open door to solving some problems in education. The subject of this dissertation is interactive whiteboards in the teaching of Mathematics. It is divided in two parts. The first presents a definition of the interactive whiteboard, some suggestions for its use, the advantages and disadvantages of interactive whiteboards and the types of boards available on the market: SMARTBoard, Magicboard/StarBoard by Hitachi, Promethean, Interwrite and Clasus, among others. This part also covers other types of mathematics software that can be used with the board: GeoGebra, Cabri, etc. The second part deals with experience in the classroom with different age-groups (from nursery to higher education), presenting some lessons carried out with the interactive whiteboard. At the end, reference is made to the use of interactive whiteboards throughout the world, presenting cases from some countries and some schools. One chapter deals with the «Inovar com QI» Project. Finally, analyses are presented of surveys carried out with teachers and pupils about the impact of interactive whiteboards in the classroom, and some proposals are made for future investigation.
Description: Mestrado em Ensino de Matemática
URI: http://hdl.handle.net/10773/2918
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010000714.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.