DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Línguas e Culturas > DLC - Dissertações de mestrado >
 Internacionalização de instituições museológicas : o caso português
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2831

title: Internacionalização de instituições museológicas : o caso português
authors: Rodrigues, Joana Margarida Martins
advisors: Rolo, António Nuno Rosmaninho
keywords: Internacionalização de empresas
Museus
Estratégia de mercado
Marketing
Mercado internacional
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação pretende enquadrar a actividade das instituições museológicas no contexto da internacionalização dos mercados. O trabalho é composto, numa fase inicial, por uma análise teórica do conceito de internacionalização. Seguidamente, procura-se compreender a importância das noções de marketing internacional, cultura e comunicação intercultural para este complexo processo, provando a utilidade de competências multilinguísticas e de relações interculturais na sociedade globalizada do século XXI. Para concluir este estudo, pretende-se contextualizar a actividade dos museus nesta realidade, através de uma análise da sua evolução, adaptação e actuação nos mercados internacionais, demonstrando que razões, oportunidades e ameaças estão no seu horizonte. O caso português foi analisado com base em três instituições museológicas de carácter e vocação distintos: o Museu de Aveiro, a Fundação Berardo e a Fundação de Serralves. ABSTRACT: The present dissertation aims to frame the museum institutions’ activity in the scope of the global market. To this end, we will start with a thorough and theoretical analysis of the term internationalization. The next stage will be to understand the importance of international marketing, culture and intercultural relations as keywords for this complex process, through recognizing the value of language, communicative and cultural skills and awareness, in our global society. In order to bring to a close this exposition, we will analyse how museums adapt to this reality, how they evolved and where they stand, by demonstrating their needs and goals, the opportunities and threats. The Portuguese framework is based on the analysis of three distinct museums: Museu de Aveiro, Fundação Berardo and Fundação de Serralves.
description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/2831
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2010000200.pdf1.82 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2