DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Línguas e Culturas > DLC - Dissertações de mestrado >
 As múltiplas vozes da literatura no ensino de inglês
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2826

title: As múltiplas vozes da literatura no ensino de inglês
authors: Moreto, Rosa Maria Pires
advisors: Moreira, Gillian
keywords: Língua inglesa
Literatura
Multiculturalismo
Globalização
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A importância que a Língua Inglesa assume na comunicação a nível mundial nos dias de hoje é evidente. Daí advém também a importância crescente de um ensino da língua que resulte na possibilidade de comunicar com o outro. No entanto, não podemos dissociar uma língua das suas raízes culturais e literárias, sob o risco de a esvaziarmos de conteúdo. Estas componentes que definem a língua não devem ser ignoradas nas aulas de Inglês. Neste sentido é fundamental perceber o papel que a literatura de expressão Inglesa pode desempenhar no ensino de Inglês, não só como fonte de cultura e diversidade, mas também como factor de motivação para os alunos. É intuito desta dissertação aprofundar a questão do papel que é atribuído actualmente à literatura no ensino de Inglês, mais concretamente em escolas secundárias localizadas na zona de Aveiro, através da análise de documentos oficiais e das experiências de professores e alunos. Espero assim poder contribuir para uma nova visão do uso da literatura nas aulas de Inglês, atribuindo especial relevo a uma literatura multicultural rica e diversa ABSTRACT: The importance of the English Language in world communication nowadays is evident. Therefore, there is a growing interest in an English teaching that will result in the possibility of communicating with others. Nonetheless, we cannot dissociate a language from its cultural and literary roots, under the risk of emptying it of its contents. These components that define the language should not be ignored in the English lessons. This way it is fundamental to understand the role that English literature may play in the teaching of English, not only as a source of culture and diversity, but also as a factor of motivation for the students. It is a purpose of this dissertation to deepen the question of the role given nowadays to literature in the teaching of English, specifically in secondary schools located in the surroundings of Aveiro, through the analysis of official documents and through the experiences of teachers and students. I hope that this way I can have a say on a new vision of the use of literature in English lessons, putting a highlight on a rich and diverse multicultural literature.
description: Mestrado em Estudos Ingleses
URI: http://hdl.handle.net/10773/2826
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2010001798.pdf1.18 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2