Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2789
Title: A internacionalização : busca da excelência através de novas competências
Author: Guerra, Helga Filipa Pacheco
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Comunicação internacional
Internacionalização de empresas
Mercado internacional
Multilinguismo
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A internacionalização é um desafio com o qual as empresas têm vindo a ser confrontadas actualmente. O objectivo principal desta dissertação é descrever este mesmo desafio e ainda a forma como as empresas procuram atingir a excelência através das competências linguísticas e culturais. Para entender melhor a influência exercida pela globalização nas organizações, fizemos uma abordagem detalhada deste tema baseada na leitura e análise de fontes bibliográficas, onde incluímos a definição de conceitos reflectidos nas tendências teóricas actuais (a maior parte delas respeitando à emergência da necessidade de existirem competências linguísticas e culturais nas organizações), e desenvolvemos algumas conclusões sobre os itens em questão. Adicionalmente, apresentamos ainda um estudo de caso relacionado com as empresas de cerâmica localizadas na região de Aveiro, para as quais foi realizado e direccionado um questionário. Esta dissertação está organizada em seis capítulos, reservados ao estudo da internacionalização, do multilinguismo, do factor cultural nas organizações, da expatriação dos seus colaboradores, do acolhimento dos mesmos nas organizações, bem como das competências mais procuradas durante o seu recrutamento. O último capítulo ficou destinado ao estudo de campo, onde foi realizada uma análise do sector da cerâmica em geral especificando, sempre que possível, a região de Aveiro. Para além disto, apresentamos também a metodologia escolhida para a realização dos inquéritos que foram parte integrante do referido estudo, bem como a sua análise e discussão dos resultados obtidos a partir dos mesmos. Após muitas reflexões e sistematizações sobre o tema em questão, pudemos verificar a importância que, pelo menos na teoria, o acolhimento, a cultura, as competências linguísticas e a adaptação cultural têm numa qualquer organização que queira ter sucesso nos mais diversos mercados. Contudo, convém referir a falta de disposição existente por parte das organizações para responder aos inquéritos enviados, facto que nos impossibilitou confrontar a parte teórica com a prática e retirar juízos mais concludentes sobre as questões colocadas. ABSTRACT: Internationalization is a challenge facing companies today, and it is the aim of this dissertation to describe this challenge and the ways in which companies search for excellence through linguistic and cultural skills. To understand better the influences of globalization within organizations, we developed an in-depth overview of this subject based on our readings and analysis, in which we defined key concepts, reflected on current theoretical trends (mostly concerning the emerging need of new language and cultural skills) and reached some conclusions about the issues involved. In addition we developed a brief case study of the ceramics companies in the region of Aveiro, for which a questionnaire was designed and administered.. This dissertation is organized into six chapters, dealing with the study of internationalization, multilingualism, the culture of organizations, the expatriation of their employees and their reception/host at the organizations, as well as to the study of the most sought skills during the recruitment process. The last chapter is given to the “case study”, in which an analysis of the ceramics industry in general is made, specifying, whenever possible, the region of Aveiro, the methodology used in this study is presented and the questionnaires sent to the companies in this sector / region are analysed and discussed. After much reflection about this topic, the importance given to the host culture, and language and cultural skills in any organization that wants to be internationally successful can be observed in the literature. However, the apparent unwillingness of the organizations to answer the questionnaires should be noted. This made our work difficult as we were unable to confront the theoretical with the practical part and draw more conclusive judgments on the questions raised.
Description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/2789
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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