DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Línguas e Culturas > DLC - Dissertações de mestrado >
 A utilização da língua inglesa como ferramenta de promoção na cidade de Aveiro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2785

title: A utilização da língua inglesa como ferramenta de promoção na cidade de Aveiro
authors: Corticeiro, Ana Caçoilo
advisors: Roberto, Maria Teresa Costa Gomes
keywords: Língua inglesa
Indústria do turismo
Língua inglesa
Promoção turística
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O Turismo assume, nos dias de hoje, um papel muito relevante na vida económica, social e cultural de qualquer região. Aumenta o número de postos de trabalho, descobre novas profissões e potencialidades de crescimento de cada indivíduo e da sociedade. Cada vez mais as pessoas viajam por motivos de lazer e esta crescente movimentação de pessoas, de várias origens para vários destinos por todo o mundo permite, através do contacto e das relações estabelecidas, um enriquecimento mútuo das culturas. No entanto, para este contacto ser possível é necessária uma ponte de ligação que permita a comunicação entre pessoas de culturas diferentes. Actualmente, essa ponte é a Língua Inglesa que, enquanto Língua Franca, é falada por todo o mundo. A Cidade de Aveiro está em crescente desenvolvimento e é cada vez mais um destino turístico, atraindo pessoas de várias nacionalidades. Por este motivo, com o presente trabalho procurou-se perceber se as principais entidades envolvidas no turismo desta região recorrem à Língua Inglesa como ferramenta de promoção e informação e aferir a qualidade que estes meios apresentam. Para isso foi recolhida informação através da realização de inquéritos a algumas dessas entidades e foram analisados diversos materiais promocionais e informativos disponíveis aos consumidores, assim como os seus sítios Web. Após uma análise cuidada, foram apresentados os resultados e a conclusão deles retirada. Pretende-se, acima de tudo, contribuir para a melhoria e desenvolvimento da Cidade de Aveiro e da sua Indústria turística. ABSTRACT: Tourism as an industry is now one of the major contributors to economic, cultural and social growth in the world. Creating employment and opportunities for development, it helps in improving economic growth of the regions and betters the life style of those who live in those regions. With tourism growth, the number of people travelling has increased, which creates opportunities for cultural exchange between the visiting culture and the local one. This can be beneficial for both cultures. This cultural exchange can only be achieved with a communication platform; a common means of exchange. Currently the English Language, as a Lingua Franca, provides this communication platform. The city of Aveiro is in constant development and it is becoming a major tourism destination, attracting tourists from different parts of the world. The aim of the current work is to understand and evaluate the quality of the use of the English language by the major tourism entities of the city of Aveiro, when trying to communicate and promote their services and products to the clients and potential visitors. The materials analysed were questionnaires filled out by the tourism entities, advertising material, information brochures and the websites of some of those entities. After a careful analysis and interpretation of the gathered information, we were able to present some findings and to arrive at conclusions that we hope can contribute to the development of the City of Aveiro and its tourism industry.
description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/2785
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2009000328.pdf627.34 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2