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 Comunicação multilingue, uma ferramenta estratégica
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2782

title: Comunicação multilingue, uma ferramenta estratégica
authors: Rodrigues, Ana Sofia Penedo
advisors: Moreira, Gillian
keywords: Comunicação internacional
Mercado internacional
Competitividade das empresas
Multilinguismo
Desenvolvimento das competências
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta dissertação tem como principal objectivo analisar os factores de desempenho económico e de competitividade empresarial num contexto marcado pelos desafios da era pós-industrial, tais como a globalização, a economia do conhecimento e as mudanças tecnológicas. Tendo em consideração que estes desafios oferecem a possibilidade de aceder a novas oportunidades económicas, a União Europeia lançou a Estratégia de Lisboa, na tentativa de transformar a Europa na economia mundial mais dinâmica e competitiva baseada no conhecimento. Não obstante, de forma a cumprir os objectivos delineados, o desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras, numa sociedade multilingue, é considerado primordial. Ao fomentar a aprendizagem de línguas estrangeiras, estar-se-á a apoiar o processo de internacionalização de muitas empresas europeias e, consequentemente, a melhorar os níveis de competitividade europeus. Assim, esta dissertação expõe uma perspectiva teórica acerca desta temática, incluindo os resultados de um estudo levado a cabo com cinco empresas do distrito de Viseu. ABSTRACT: This dissertation aims at contributing to the on-going discussion about economic performance and the competitiveness of businesses, bearing in mind post-industrial challenges, such as: globalization, the knowledge-based economy and technological change. Considering that these challenges offer substantial economic opportunities, the European Union launched the Lisbon Strategy, seeking to make Europe the most dynamic and competitive knowledge-based economy in the world. However, in order to achieve the Lisbon objectives and targets, the development of foreign language skills in a multilingual society is regarded as essential. By stimulating foreign language learning, we are supporting the internationalisation process of many European companies and, therefore, European competitiveness levels. This dissertation presents a theoretical perspective on these issues and the results of a study carried out with five companies in the Viseu district.
description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/2782
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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