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 A evaporação e a vida no ensino das ciências
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2599

title: A evaporação e a vida no ensino das ciências
authors: Augusto, Ana Maria Catarino do Couto Coelho
advisors: Talaia, Mário de Almeida Rodrigues
keywords: Ensino das ciências
Evaporação
Variações climáticas
Meteorologia
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: É sabido que uma das grandes preocupações mundiais são as alterações climáticas, uma vez que condicionam grande parte das actividades do ser Humano. Impactos imprevisíveis serão esperados e tudo o que vive terá de se adaptar às mudanças climáticas. Além de alterações globais, qualquer alteração no padrão de ocorrência de fenómenos provocará impacto significativo nos diferentes ecossistemas. Os seres vivos terão de se adaptar a novas condições atmosféricas. Com olhos neste cenário, e uma vez que alunos de hoje tomarão decisões e acções no futuro, é importante que estes compreendam o que envolve e condiciona o conhecimento da nossa atmosfera. Esta dissertação surge, como uma contribuição, para ajudar os profissionais do ensino a compreender melhor alguns aspectos ou seja fenómenos físicos que ocorrem na atmosfera. Somos de opinião que a aplicabilidade de fenómenos relacionados com a Atmosfera a nível de ensino fomenta: uma vontade de se querer saber mais; a possibilidade em se darem respostas cientificamente correctas a questões problema relacionadas com fenómenos meteorológicos; a possibilidade de sugerir estratégias de ensino que motivem os alunos para além do contexto de sala de aula, através de actividades exteriores à sala de aula. ABSTRACT: It is known that one of the world’s major concerns is the climate alterations, since they condition many of Men’s activities. Unpredictable impacts are expected and every living thing will have to adapt to the climate changes. Apart from global alterations, any changes in the frequency standard of the phenomena will have significant impact on the different ecosystems. Living things will have to adjust to the new atmospheric conditions. Taking this scenario into account, and once our students will take actions and decisions in the future; it’s important that they understand what involves and conditions the knowledge of our atmosphere. This dissertation comes as a contribution in order to help the teaching professionals to better understand some aspects like physic phenomena that occur in the atmosphere. In our opinion the applicability of Atmospheric related phenomena at teaching level fosters: the will to further knowledge; a possibility of giving scientifically correct answers to questions and problems with meteorological related phenomena; the possibility to suggest teaching strategies that motivate students beyond the classroom, through out-door activities.
description: Mestrado em Ensino da Física
URI: http://hdl.handle.net/10773/2599
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UA - Dissertações de mestrado

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