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 Ensino - aprendizagem do tema Mudança Global : uma abordagem interdisciplinar no 3º ciclo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2571

title: Ensino - aprendizagem do tema Mudança Global : uma abordagem interdisciplinar no 3º ciclo
authors: Sardo, Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo
advisors: Talaia, Mário de Almeida Rodrigues
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
keywords: Ensino da física
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Alterações climáticas
Meteorologia
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: No nosso dia-a-dia somos frequentemente confrontados com informação, nomeadamente dos mass-media, cuja compreensão passa pelo domínio de saberes de índole cognitiva, processual e atitudinal sobre o tema “Mudança Global” em geral e “Climatologia” e “Meteorologia” em particular. Notícias sobre desastres ambientais provocados por “alterações climáticas”, sobre a influência da acção humana no ambiente, sobre simples previsões meteorológicas em telejornais e jornais, são disso exemplos. O estudo a que se reporta a presente investigação partiu da convicção sustentada na literatura internacional e nacional, de que a educação de jovens sobre os temas acima especificados pode contribuir para a formação de cidadãos literados cientificamente e que, por isso, poderão vir a desempenhar um importante papel ao nível do desenvolvimento sustentado do nosso planeta, desenvolvimento esse que muito se deseja. Desenvolveu-se a presente investigação, na qual se fundamentou, planeou, implementou e avaliou uma abordagem didáctica com alunos e professores do ensino básico (9º ano), uma proposta interdisciplinar com as seguintes finalidades de aprendizagem: a) sensibilizar os alunos para o tema Mudança Global e para o importante papel que os cidadãos devem ter em linha de conta para a preservação do ambiente; b) desenvolver conhecimentos sobre o tema; c) compreender o papel da tecnologia para o estudo do tema. As metodologias de trabalho construídas constituem-se em diferentes percursos para encontrar respostas às questões–problema previamente elaboradas e inserem-se na perspectiva de ensino por pesquisa, e num quadro CTSA. As actividades de desenvolvimento assentam em duas dimensões em permanente equilíbrio: o agir e o pensar. Envolvendo activamente os alunos e são de vários tipos: trabalho prático e/ou experimental, demonstrações, debates, procura, selecção e organização de informação. Frequentemente, os alunos têm a oportunidade de predizerem o eventual resultado e de fazerem uma tentativa de explicação numa lógica de previsão/observação/explicação. São objectivos deste estudo avaliar tanto as aprendizagens dos alunos intervenientes, como as estratégias utilizadas na implementação da unidade didáctica “Mudança Global”. Foram utilizadas várias fontes de dados de modo a tornarem-se válidos e fiáveis e a permitir a triangulação necessárias para a diminuição do erro e o aumento da confiança nos resultados obtidos. Por ordem de aplicação foram utilizados os seguintes instrumentos na recolha dos dados: ficha de caracterização da turma; questionário administrado aos alunos antes e após a abordagem da unidade; registo das expectativas dos alunos relativamente à metodologia proposta; materiais construídos para a implementação e avaliação da abordagem proposta (mapa de conceitos; planificação de unidade; fichas de trabalho; diário da professora; fichas de reflexão/avaliação das actividades; teste de avaliação; recolha dos resultados da prova global); registo da opinião dos alunos, relativamente à abordagem pedagógica e à importância da visita de estudo realizada, e ainda de alguns professores intervenientes sobre o projecto em curso. A autora recorreu às técnicas de observação participante pois envolveu-se junto dos intervenientes do estudo, assumindo também o papel de professora de Ciências Físico-Químicas da turma. Da análise dos dados obtidos, concluímos que houve um grande envolvimento e empenhamento dos alunos e que as estratégias propostas permitiram o desenvolvimento de capacidades e competências consideradas fundamentais. A pertinência didáctica e investigativa do presente estudo reside, no nosso ponto de vista, em quatro ordens de razão: − o tema da unidade didáctica estudado tem sido um dos menos focados pelos professores em sala de aula, já que estava inserido no 9º ano como opcional e porque os professores de Física e Química referem, frequentemente, que não têm tido formação adequada ao longo do seu percurso profissional, para o ramo da Física em causa; − o tema abordado é propício para se fazer a ligação entre a Física (Ciência), a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente e para desenvolver a literacia científica dos alunos; − o contributo dado pelo estudo em termos de ter tornado acessível, material didáctico, fundamentado e analisado no terreno de sala de aula, numa perspectiva que se enquadra nas actuais orientações curriculares do ensino básico (3º ciclo); − o contributo ao nível pessoal e profissional da autora do estudo, na medida em que este lhe proporcionou uma experiência deveras enriquecedora. ABSTRACT: Day by day we are confronted with information, namely of mass media, whose comprehension includes the domination of knowledge of cognitive, process and attitudinal temper about “Global Change’s” theme in general and climatology and meteorology in particular. Notices about environment disasters by climatic changes, about the influence of human action on the environment, about simple meteorological prevision on TV news and newspapers are some of the examples. The study of the present investigation, started because of the beard condition on international literature that young men education about the themes above referred can contribute to literary citizens’ formation and because of that they can have an important role in what concerns to beard development of our planet, the development that we all wish. The present investigation developed itself and it found, planned, implemented and evaluated a didactic boarding with students and teachers of basic teaching, on a interdisciplinary proposal with the following learning objectives: a) Sensitise students for the global change theme and for the important role that citizens must have in mind for the prevention of the environment; b) To developed knowing about the theme; c) To understand the role of technology to the study of the theme. Work methodologies are inserted on a perspective of research teaching, on a CTSA`s picture, being different courses previously elaborated in order to find answers to questions-problem. Development activities are registered on two dimensions in perfect equilibrium: the act and the think, involving actively the students on experimental work, demonstrations, debates, searches, selection and information`s organisation. In all the situations, students have the opportunity to predict an eventual result and to make an attempt of a logic explanation: prevision/observation/explanation. The objective of this study is to evaluate not only the learning of the intervenient students but also the strategies used on the implementation of the didactic unity named “Global Change”. Many sources of facts were used in order to obtain a validity, reliability and triangulation needed to the decrease of mistakes and the increase of confidence on the obtained results. By the order of its application, there were used the following instruments on the fact`s collection: class characterisation`s file; questionnaire given to the students before and after unity`s boarding; registry of student`s expectations related to the proposal methodology; materials built to the implementation and evaluation of the offered boarding (concepts map unity organisation, worksheets, teachers` diary, worksheets about activities` deflexion / evaluation, evaluation tests, collection of the global tests` results of the experimental and non-experimental group). The registry of some teachers` opinion that are involved on the project which is being developed. The author appealed to participative observation techniques having in mind that she involved herself with the observed population becoming a class teacher. Through the analysis of the facts, we concluded that there was a great involvement / interest of students and that the offered strategies allowed the development of capacities and competences considered essentials. The authors consider this theme related to Meteorology for two reasons: − Because until this moment it has been one of the less studied themes in the classroom, because it was an optional theme on the 9th grade and because Physics and Chemistry`s teachers don´t have an appropriate graduation on their licentiate`s degree to Physic`s subject; − Because it is considered an appropriate theme to make the establishment between Physics (Sciences), Technology, Society and the Environment; − The contribute given by the study in a way that it made possible the access to didactical material, founded and analised in the classroom, following a perspective that fits perfectly on the actual curricular orientations of secondary teaching;
description: Mestrado em Ensino de Física
URI: http://hdl.handle.net/10773/2571
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