Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23746
Title: Educação, música e diálog : a transversalidade da música no âmbito das comunidades de aprendizagem
Author: Albricker, Marcos Vinícius Lopes
Advisor: Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro
Keywords: Música
Educação musical
Ensino básico - Música - Portugal
Estudos de caso - Portugal
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho visa discutir a relação transversal da música no contexto do Ensino Básico genérico português, aplicado em escolas comunidades educativas, nos padrões da Escola da Ponte. Na tentativa de verificar, analisar e tentar compreender esta relação, o processo empírico fundamentou-se na abordagem transdisciplinar, desenvolvida por Edgar Morin e Basarab Nicolescu. O enquadramento teórico conduziu à elaboração do dispositivo pedagógico Sol Musical Transdisciplinar e da Oficina de Escultura Sonora, a qual, partindo da abordagem construtivista, procurou bases epistemológicas na teoria da complexidade de Edgar Morin, nas vertentes sócio educacionais de Paulo Freire e na pedagogia pré-figurativa de Hans-Joaquim Koellreutter. Amparada no pensamento de Morin, Freire e Koellreutter, esta investigação procurou revelar que o diálogo é um elemento imperativo no processo de construção do conhecimento, especialmente em contexto de educação transdisciplinar. A componente empírica do estudo teve como base metodológica a investigação-ação. Nesse sentido, o professor-investigador realizou mediação em duas comunidades educativas, nomeadamente a Escola da Ponte, em São Tomé de Negrelos e o Projeto Eres, em Leça da Palmeira, ambas situadas na região norte de Portugal. Dentro do período letivo 2014-2015, foi realizado um trabalho de campo na Escola da Ponte, ao nível de observador não-participante. Os trabalhos de campo na Escola da Ponte apresentaram dois momentos distintos: nos três primeiros meses, por meio da observação direta aos níveis de Iniciação, Consolidação e Aprofundamento, procurou-se compreender o funcionamento do sistema administrativo e pedagógico da Escola da Ponte; no momento seguinte realizou-se o acompanhamento de dois projetos musicais interdisciplinares desenvolvidos entre os Núcleos da Dimensão Artística e a Dimensão Linguística, no Nível de Consolidação. Os trabalhos empíricos, em sua integralidade, foram realizados no Projeto Eres entre os anos de 2015 e 2016, envolvendo em torno de 30 crianças com idades entre 4 e 12 anos. A questão de partida para conduzir esta investigação foi a seguinte: Que práticas musicais estão presentes nas comunidades educativas, com que objetivos e em que nível se articulam com os demais projetos de estudos? A partir desta e de outras questões que surgiram no decorrer da pesquisa, buscou-se compreender a música como uma área de conhecimento transversal dentro de um programa pedagógico transdisciplinar que busca desenvolver os conteúdos curriculares com foco no protagonismo do aluno. Em uma perspectiva qualitativa, a análise e a interpretação dos trabalhos empíricos sugere que a abordagem transdisciplinar promove interações pedagógicas positivas da música no âmbito das comunidades educativas.
The objective of this work is to discuss the transversal nature of music in the context of generic primary education in Portugal, applied in community schools according to the norms of the Escola da Ponte. In aiming to verify analysis and reach a deeper understanding of this relationship, the empirical process was based on a transdisciplinary approach, as developed by Edgar Morin and Basarab Nicolescu. The theoretical framework lead to the elaboration of a pedagogical device, the Sol Musical Transdisciplinar and the Oficina de Escultura Sonora that, departing from a constructivist perspective, sought epistemological foundations in Edgar Morin’s theory of complexity, the socioeducational aspects of Paulo Freire and in the pre-figurative pedagogy of Hans-Joaquim Koellreutter. Anchored in the philosophies of Morin, Freire and Koellreutter, this research aimed to reveal dialogue as an imperative element in the process of knowledge construction, particularly in the context of transdisciplinary education. The empirical component of the research was based on action-research methodology. Thus, the teacher-researcher mediated in two educational communities, namely the Escola da Ponte, in São Tomé de Negrelos and the Projeto Eres, in Leça da Palmeira, both situated in northern Portugal. Fieldwork, in the form of participant-observation, was carried out in the Escola da Ponte during the academic year 2014 – 2015. The fieldwork in the Escola da Ponte comprised two distinct periods: the first three months featured direct observation of the Initiation, Consolidation and Development Levels, as a means of understanding the workings of the administrative and pedagogical systems of the Escola da Ponte; the next stage was accompanying two interdisciplinary music projects, developed by the Artistic and Linguistic Dimensions, at Consolidation Level. The empirical work in its totality was conducted at the Projecto Eres from 2015 to 2016, involving approximately 30 children aged from 4 to 12. The main questions driving this research were: What musical practices are present in educational communities, what are their objectives and at what levels are they articulated with other school projects? Based on these questions – and others that arose during the research – this work aims to understand music as an area of transversal knowledge in a transdisciplinary pedagogical programme that endeavours to develop curricular content with a focus on the student as protagonist. From a qualitative perspective, the analysis and interpretation of the empirical research suggests that a transdisciplinary approach promotes positive pedagogical interaction with music in the context of educational communities.
Description: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23746
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Marcos Albricker.pdf18.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.