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 Transposição artificial de areias na barra de Aveiro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2374

title: Transposição artificial de areias na barra de Aveiro
authors: Carpinteiro, Filipe Urbano de Abreu
advisors: Coelho, Carlos Daniel Borges
keywords: Engenharia civil
Sedimentação marinha
Erosão costeira
Transporte de sedimentos
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A zona costeira encontra-se em constante alteração. Devido às acções hidrodinâmicas e à construção de obstáculos (quebramares e esporões) ao longo da costa, o transporte sólido é alterado, traduzindo-se geralmente em balanços sedimentares negativos e na erosão da costa Portuguesa. Esta constante instabilidade das zonas costeiras pode colocar em risco a preservação do ambiente natural, edifícios e estruturas costeiras, podendo no limite resultar em perdas de vidas humanas. Torna-se por isso vital combater este problema da erosão costeira e restabelecer o equilíbrio sedimentar na costa Portuguesa. Para minorar este problema pode-se recorrer a sistemas de transposição artificial de areias, tentando restabelecer o natural transporte de sedimentos e repondo a sotamar de obstáculos os sedimentos necessários para o equilíbrio da costa. A presente dissertação tem a finalidade de estudar o efeito dos diversos sistemas de transposição artificial de areias existentes e a sua aplicação ao caso da Barra de Aveiro. A transposição artificial de areias entendida como uma reposição do natural transporte sedimentar de forma contínua, nunca foi aplicada em Portugal. Para tal, efectuou-se o levantamento do tipo de equipamentos e tecnologias existentes. Efectuou-se também um levantamento de inúmeros casos já implementados a nível mundial. Também são apresentados alguns casos portugueses de alimentações artificiais realizados pontualmente. Para avaliação da melhor forma de colocação das areias na operação de alimentação ou transposição recorreu-se ao programa de modelação LTC, que simula a evolução da linha de costa, permitindo uma análise de cada um dos sistemas adoptados neste estudo. Para isso, foi necessário conhecer algumas características da zona, tais como a agitação marítima (as alturas e períodos de onda), as características sedimentares, os volumes de transporte sólido, a batimetria, a topografia e as intervenções de defesa costeira já realizadas no local. Com base em todos esses elementos foi feita uma análise de cenários e respectivos resultados obtidos no programa, com o objectivo de propor qual o tipo de sistema e a forma mais adequada de proceder no caso da Barra de Aveiro.

The coastal area is in permanent changing. Solid transport volumes are changed due to the hydrodynamics actions and the construction of barriers (breakwaters and groins) along the coast, which leads to the erosion of the Portuguese coast. The preservation of the natural environment, buildings, coastal structures and even human’s life may be in danger by the constant instability of coastal areas. Therefore, it is extremely important to minimize the coastal erosion problem and restore the sediment balance of the Portuguese coastline. Artificial sand bypassing systems are normally used to decrease this problem, since these systems can restore the balance of the coastline by similar conditions of natural sediment transport. This dissertation aims to study the effect of the several artificial sand bypassing systems when applied to the Aveiro inlet. None of these systems has ever been used in Portugal. Thus, a research of several cases applied worldwide was made. Some Portuguese cases of artificial nourishmment are also presented. LTC numerical model was used to assess several artificial sand bypassing solutions. This model simulates the shoreline evolution for each system used in this case study. In doing so, it is necessary to know some characteristics of the area, such as wave climate (wave height and periods), sediment grain size, sediment transport volumes, bathymetry and topography. At last, an analysis of the results of the program is presented, in order to suggest the most appropriated type of system to the Aveiro inlet.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/2374
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