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http://hdl.handle.net/10773/23582
Title: | Projeto de adaptação do banco de ensaio de endurance de bombas de óleo às condições do motor |
Author: | Raposo, Gabriel Duarte |
Advisor: | Completo, António Manuel Godinho Santos, José Paulo Oliveira |
Keywords: | Engenharia mecânica Lubrificantes Indústria automóvel Bombas (Maquinaria) |
Defense Date: | 17-Jul-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A indústria automóvel encontra-se em constante evolução e mudança principalmente
pelos novos desafios ambientais e a permanente expetativa de
satisfação dos seus clientes normalmente assente na fiabilidade/durabilidade
dos veículos e seus componentes. Neste âmbito a utilização tecnologias
avançadas ao nível da definição, produção e teste dos componentes é fundamental
para manter a competitividade neste sector. A rápida evolução deste
setor leva a que algumas vezes os novos avanços na definição e produção dos
componentes não seja acompanhada pelos procedimentos e equipamentos de
ensaio destes, já que estes envolvem custos muito elevados e a elaboração de
novos procedimentos de ensaio demoram bastante tempo a serem definidos
e aprovados. Devido aos prazos extremamente curtos de desenvolvimento de
novos componentes neste sector, normalmente a fase de ensaios e validação
destes componentes é realizada com base numa recondução de procedimentos
de ensaio anteriores em equipamentos pré-existentes. Esta situação
conduz a que muitas das vezes os ensaios realizados aos componentes em
banco de ensaio não sejam os mais representativos do funcionamento em
ambiente real dos componentes, conduzindo posteriormente a desfasamento
entre os resultados reais de fiabilidade e performance dos componentes e os
quantificados no banco de ensaios do componente. Neste âmbito, o trabalho
desenvolvido, em estágio curricular, consistiu no projeto e desenvolvimento
de propostas de adaptações a realizar num banco de ensaios de endurance
de bombas de óleo já existente na empresa RENAULT CACIA S.A, de modo
a que este permita replicar de forma mais fidedigna as condições de ensaio
do banco de ensaios motor instalado na unidade industrial da Renault em
Valladolid, sendo este último mais representativo das condições de funcionamento
real das bombas óleo no veículo. As condições de ensaio a replicar
estendem-se principalmente ao nível da pressão à saída da bomba em fun-
ção do regime de acionamento. Para tal, e utilizando o banco de ensaio
de endurance da empresa RENAULT CACIA S.A., foram realizados, ensaios
de caracterização hidráulica. Os ensaios visam, essencialmente, avaliar o
comportamento hidráulico da bomba de acordo com o circuito hidráulico
inicial, isto é, antes de qualquer adaptação. Complementarmente foram efetuadas
medições de perdas de carga, evolução da pressão à saída da bomba
consoante o regime de rotação e caracterização hidráulica segundo um determinado
ciclo de ensaio. Posteriormente, os resultados foram comparados
com os resultados provenientes dos ensaios realizados em banco motor de
Valladolid, sob as mesmas condições iniciais de ensaio e com o mesmo tipo
de bomba. Após a análise e discussão de resultados, foram desenvolvidas
propostas de projeto para a adaptação do banco de ensaios de endurance
da bomba de óleo, de modo a que este consiga assegurar a replicação dos
parâmetros de ensaio verificados no banco ensaio motor. As adaptações a
realizar visam, a implementação de um circuito de lubrificação independente,
a adaptação de uma válvula proporcional reguladora de caudal no circuito
de ensaio e a implementação de um suporte do encoder para cada estação
de ensaio. Automotive industry is in constant evolution and change, mainly due to new environmental challenges and constant expectation of fulfillment from its own customers normally lies down on reliability/durability of vehicles and its components. Regarding this, the usage of advanced technologies at concept, production and testing level of components, is crucial in order to keep competitively among this field. A quick evolution from this field leads, sometimes, to new accomplishments on definition and production of components that are not piloted by procedures and testing equipment, so they involve higher costs and formulation of new testing procedures that could take too much time to be realized and approved. Due to the extremely short deadlines for the development of new components in this field of industry, usually the testing and validating step of these components is based on the reinstatement of earlier testing procedures in pre-existing equipment. This is a situation in which the test systems are no longer representative of the real-world operation of the components, leading to a mismatch between the results from the actual component reliability and performance and those from the component testing bench. In this context, the work developed, as a curricular internship, consisted in the design and development of proposals for adaptations to be performed in an existing oil pump endurance testing bench in the company RENAULT CACIA SA, in order to allow it to replicate, in a more reliable way (as much as possible), the test conditions of the engine testing bench installed in the Renault industrial plant in Valladolid, the latter being more representative of the real running conditions of the oil pumps in vehicles. The test conditions to replicate are, mainly, the pressure at the pump's exit as a function of the drive rotation. To do so, by using the endurance testing bench on the company RENAULT CACIA S.A., were performed, hydraulic characterization tests. The tests themselves aim to, essentially, evaluate the oil pump's hydraulic behavior according to the initial hydraulic circuit, i.e. before any adaptation. Additionally, it were performed measurements regarding hydraulic head losses, evolution of the pressure at the pump's exit as a function of the drive rotation and hydraulic characterization according to a speci ed testing cycle. Later, it were compared the results with those from the engine testing bench from Valladolid, under the same initial test conditions and the same type of pump. After data analysis and discussion, project proposals were developed for the oil pump endurance testing bench adaptation, in such a way this bench could succeed on the replication of test parameters verified at the engine testing bench. The following adaptations to perform aim, an application of an independent lubricating circuit, an adaptation of a control ow proportional valve and an application of an encoder support for each station of the endurance testing bench |
Description: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23582 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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