DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Engenharia Civil > CIVIL - Dissertações de mestrado >
 Caracterização morfológica e sedimentar da praia do Areão : transporte sedimentar longitudinal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2347

title: Caracterização morfológica e sedimentar da praia do Areão : transporte sedimentar longitudinal
authors: Freitas, Pedro Alexandre Sousa de
advisors: Coelho, Carlos Daniel Borges
keywords: Engenharia civil
Geomorfologia
Sedimentologia
Transporte de sedimentos
Hidrodinâmica
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho refere-se ao estudo e caracterização do comportamento da praia do Areão. Dias et al. (1994), num estudo de diagnóstico da geomorfologia e da dinâmica sedimentar de troços costeiros, previu que 100% das dunas frontais existentes na praia do Areão, concelho Vagos, fossem destruídas. Em 1999 foi realizada uma intervenção de emergência na praia, em 2001 foi realizado um reforço dunar e em 2002 foi iniciada a construção do esporão da praia do Areão. Desde então, o verdadeiro impacto do esporão no comportamento da orla costeira local e nos volumes de transporte sedimentar verificados, ainda não foram completamente percebidos. O presente trabalho propôs-se correlacionar as variáveis existentes durante o transporte sedimentar na praia do Areão. Aproximações da variação de volumes de sedimentos medidos na praia emersa foram comparadas com os volumes teóricos em transporte, calculados segundo duas formulações existentes, Kamphuis (1991) e CERC (1984), e por fim a sua relação com o clima de agitação verificado. Em campanhas de campo foram realizados levantamentos de perfis transversais e recolha de amostras de sedimentos ao longo da praia, possibilitando a classificação morfológica e sedimentar da mesma. Os volumes de transporte medidos foram calculados considerando diferenças de volumes entre sucessivas campanhas (admitindo áreas de influência dos respectivos perfis). Para o cálculo dos volumes teóricos foi necessária uma base de dados do clima de agitação. Esta foi obtida por meio de uma bóia ondógrafo existente ao largo de Leixões, que realizou registos consecutivos de 10 em 10 minutos de alturas de onda significativas, períodos de onda e direcção de onda. Considerando efeitos de empolamento e refracção de onda, novas alturas de onda e direcção de onda foram calculadas na zona de rebentação. Foi então realizado um estudo sobre o nível de transporte sedimentar pelas duas formulações em cada perfil e estimada a variação de transporte sedimentar pelas diferenças entre perfis consecutivos. Estas variações de volumes de transportes sedimentares foram analisadas individualmente e em comparação com os restantes métodos. Por, fim, tentaram-se obter correlações entre os transportes sedimentares calculados e o clima de agitação.

ABSTRACT: This work refers to the study and characterization of the behaviour of the Areão beach. Dias et al. (1994), in a diagnostic study of the geomorphology and sediment dynamics of some costal sections, predicted that 100% of the existing frontal dunes of Areão beach, in Vagos, would be destroyed. An emergency intervention was made in 1999, in 2001 it was made a strengthening on the frontal dunes and in 2002 began the groin construction of the Areão beach. Since then, the real impact of the groin on the local shoreline behaviour and the volumes of sediment transport, haven’t yet been completely understood. This work proposed to correlate the known variables during sediment transport on the Areão beach. Approximations of the sediment volume variations measured on the emerged beach were compared with the theoretical calculated volumes according to the two formulations available, Kamphuis (1991) and CERC (1984), and finally the relation with the considered wave climate. By field work, cross section profiles measures and sediment sampling along the beach were made, allowing morphological and sediment classification. The transport volumes measure were calculated considering volume differences between successive campaigns (admitting influence areas of each cross section profile). To calculate the theoretical volumes it was necessary a database of wave climate. This was achieved through a directional wave buoy near Leixões, which recorded data each 10 minutes registering significant wave heights, wave periods and wave directions. Considering wave shoaling and refraction effects, new wave heights and wave direction, were calculated in the surf zone. It was done a study on the sediment transport level by both formulations in each cross section profile and also it was estimated the sediment transport volume variation by the consecutive differences between cross section profiles. These volumes variations were analyzed individually and related with other methods. So, finally, correlations between sediment transport and wave climate were done.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/2347
appears in collectionsCIVIL - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
PT Mar - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2009000381.pdf2.94 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2