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 Plataforma de medida com suporte de mobilidade
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/23466

title: Plataforma de medida com suporte de mobilidade
authors: Santos, Álvaro Rafael Moreira
advisors: Aguiar, Rui Luís Andrade
keywords: Sistemas de comunicação móveis
Mobilidade
Sistemas de comunicação sem fios
Localização (Sistemas de comunicação sem fios)
Engenharia eletrónica
issue date: 2017
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A mobilidade foi sempre um fator-chave a ser suportado nas redes de testes sem fios (também conhecidas por testbeds) já existentes. Estas redes permitem a recriação de cenários reais e emulados, encontrando-se uma destas instalada no terraço do Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, de nome AMazING. Um carril metálico apoiado num total de 40 pilares, também eles metálicos, foi implementado no terraço do IT. Sobre este carril é colocado um protótipo derivado a partir de um motor de uma bicicleta elétrica capaz de se deslocar ao longo deste carril a velocidades variáveis, permitindo assim que se recriem ou testem cenários de mobilidade nesta rede. Ao longo deste documento diferentes estratégias e técnicas foram estudadas de acordo com o estado de arte, e é apresentada uma proposta de um sistema de localização de modo a estimar a posição deste protótipo, conforme o seu movimento ao longo do carril.

Mobility has always been a key-factor to be inserted on already existent wireless networks designed for testing (also named testbeds). These networks allow the recreation of real and emulated scenarios and one of these is currently installed on the rooftop of the Institute of Telecommunications (IT) of Aveiro, named AMazING. A metallic rail supported by a total of 40 pillars, also metallic, has been deployed on the rooftop of IT. Over this rail is placed a prototype, based on the motor of an electrical bicycle, which is able of moving along the full length of the rail at variable values of velocity. This allows the recreation or testing of mobility scenarios on the testbeds. Throughout this document different strategies and techniques were studied accordingly to the state of the art and a proposal is presented of a localization system allowing this way to evaluate the position of the prototype, while it is travelling the metallic rail.
description: Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/23466
appears in collectionsUA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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