DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Dissertações e Teses da Universidade de Aveiro > UA - Dissertações de mestrado >
 Maria de Lourdes Martins: a análise e a interpretação das obras compostas para violino e piano
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/23434

title: Maria de Lourdes Martins: a análise e a interpretação das obras compostas para violino e piano
authors: Bobos-Radu, Daniela
advisors: Lloyd, David W.
keywords: Música
Compositores - Portugal - Séc. 20
Música para piano
Música para violino
issue date: 2017
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Maria de Lourdes Martins (1926 – 2009) representa uma figura da nova geração de compositores da vanguarda do século passado que deu um contributo musical muito importante para a cultura portuguesa. O projeto artístico é dedicado ao conhecimento acerca de Maria de Lourdes Martins, enquanto pianista, compositora e pedagoga. O objetivo passará por estudar os fatores motivacionais que definem o desempenho criativo nas suas obras e em que medida tais processos de escrita podem constituir-se cruciais para a promoção da criatividade musical no Portugal do século XXI. Nesse sentido, foi realizada uma análise pormenorizada dos conteúdos das obras e, em especial, a interpretação daquelas dedicadas ao violino e ao piano, da referida compositora. A abordagem das obras em apreço traduz-se, essencialmente, na revitalização das composições dedicadas ao violino. As obras selecionadas são a Sonata para piano e violino (1947-1948), o Prelúdio para violino e piano, dedicado ao mestre Croner de Vasconcelos (1951), a Sonatina para violino e piano (1955) e “Cromos” para violino e piano (1958). Em geral, estas quatro obras, escritas no espaço de uma década, denotam a presença de uma linguagem hesitante, com elementos harmónicos de várias proveniências (modalidade, tons inteiros, cromatismo livre), com ritmos e articulações por vezes tipicamente neoclássicos e com formas ora livres, ora influenciadas. Em matéria instrumental, na Sonata para piano e violino (1947-1948) a escrita pianística, sendo limitada do ponto de vista da idiomática instrumental, é mais interessante do que a escrita violinística propriamente dita, que explora pouco o instrumento de cordas - o título trai, aliás, a hierarquia dos instrumentos nesta obra: "Sonata para piano” e só depois “...e violino".

Maria de Lourdes Martins (1926 - 2009) was a figure of the new generation of avant-garde composers of the last century who gave a very important contribution to the Portuguese musical culture. The artistic project is dedicated to the knowledge of Maria de Lourdes Martins as a pianist, composer and pedagogue. The objective is to study the motivational factors that define the creative performance in the works of Maria de Lourdes Martins and to ascertain in what extent such writing processes can be crucial for the promotion of musical creativity in the Portugal of the 21st century. In this sense, a detailed analysis of the contents of the works and, in particular, the interpretation of those dedicated to the violin and the piano by the composer Maria de Lourdes Martins was carried out. The approach to the works in question is essentially the revitalization of the compositions dedicated to the violin. The works selected are: i) Sonata for piano and violin (1947-1948); ii) Prelude for violin and piano, dedicated to the Master Croner de Vasconcelos (1951); iii) Sonatina for violin and piano (1955); and iv) Cromos for violin and piano (1958). In general, the four works written during a decade, denote a hesitant language with harmonic elements of various origins (modality, whole tones, free chromatism), with rhythms and typically neoclassical articulations with free forms influenced. Regarding to instrumentation, the pianistic writing of the Sonata for piano and violin is limited from the point of view to the instrumental idiom, being more interesting than the violinistic writing, which explores the string instrument very little - the title also betrays the hierarchy of the instruments in this work: “Sonata for piano and”, afterwards, ... “violin”.
description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23434
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Dissertação_Daniela Bobos-Radu .pdf140.25 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2