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Title: A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
Author: Sobral, Sónia Valverde
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Ensino da música
Acordeão - Aprendizagem
Criatividade
Improvisação (Música)
Processos criativos
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso Mestrado em Ensino de Música, na vertente de Acordeão, da Universidade de Aveiro, integra duas distintas componentes da prática educativa. A reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2016/2017, no Conservatório Regional de Música de Viseu, constitui a primeira parte, com a respetiva contextualização e descrição da experiência educativa. A segunda componente corresponde ao Projeto de Investigação que, por sua vez, integra dois estádios sequenciais: o material teórico de investigação (capítulo 2) e um projeto educativo (capítulo 3), em que o primeiro alicerça o segundo. No concernente à prática instrumental de um instrumento tão particular como é o acordeão, levantou-se a questão: quais serão as competências necessárias para alcançar o sucesso profissional na música, nomeadamente na vertente de acordeão? Partindo do ponto de vista de vários e conceituados Professores e acordeonistas internacionais, triangulado e transportado para o contexto do ensino e mercado nacionais, com as perspetivas dos portugueses João Barradas e José Valente, o ensino do Acordeão poderá não estar em total confluência com o mercado atual para os futuros acordeonistas. Dadas as respostas, a incidência em estratégias educacionais que promovam o pensamento criativo dos alunos em contexto de sala de aula poderá contribuir para a resposta às necessidades requeridas pelo mercado musical de hoje. Nesse seguimento e com base na análise e reflexão de modelos de ensino de improvisação de autores como Gordon, Kratus, Biasutti e Frezza, foi delineado um projeto de educação instrumental com uma forte incidência na criação e improvisação. Esse projeto, direcionado para o desenvolvimento de competências decorrentes de processos criativos, centrou-se na implementação de exercícios pedagógicos, em contexto individual mas também coletivo. Ferramentas como questionários pré-intervenção, grelhas de observação direta, registos de vídeo e questionários pós-intervenção, foram criadas para a obtenção e sistematização de dados conclusivos. Estas apontam para o impacto benéfico de cada exercício nos respetivos participantes e nos efeitos positivos consequentes na formação dos alunos que, de um modo geral, convergem no desenvolvimento das competências musicais nos domínios cognitivo, afetivo e social.
This report on Supervised Teaching Practice, in partial fulfilment of the 2nd year of the Master of Music Teaching, Accordion strand, in the University of Aveiro, integrates two distinct components of the educational practice. The Critical Reflection of the Practice of Supervised Teaching - completed in the 2016/2017 school year in Viseu’s Regional Conservatorium of Music - constitutes the first part, with a contextualization and description of the educational experience. The second component corresponds to an Investigation Project, which integrated two sequential stages: the theoretical investigation material (chapter 2), followed by an Educational Project (chapter 3). Concerning the instrumental practices of such a peculiar instrument as the accordion, the following question arose: what would be the necessary competence for one to achieve professional success on the accordion? Starting from the point of view of several respected teachers and international accordionists, triangulating and bringing it to the teaching and international markets context together with the perspectives of the portuguese João Barradas and José Valente, the teaching of accordion is possibly not at full confluence with the current market for future accordionists. Given the answers, the educational strategies promoting creative thinking and independent thought of the students in a teaching room context could contribute much more to answer today’s musical market’s needs. Pursuing this based on the analysis and reflection of improvisation teaching models of authors such as Gordon, Kratus, Biasutti e Frezza, an instrumental education project with a strong emphasis on creativity and improvisation was designed. This project, directed at the development of proficiency resulting from creative processes, was centred on the implementation of pedagogic exercises - not only in a singular/private but also in a collective context. Tools such as pre-intervention quizzes, direct observation grids, video recordings and postintervention quizzes were created for the obtainment and systematization of conclusive data. Assimilated together, these point to the beneficial impact of each exercise on the participants, and subsequently on the consequent positive effects on the students training which, ideally, converge towards the development of musical proficiency of the cognitive and social domains.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23425
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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