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 Estruturas portuárias : possibilidades e desafios no dimensionamento de quebramares
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2341

title: Estruturas portuárias : possibilidades e desafios no dimensionamento de quebramares
authors: Cruz, Daniel Filipe Vaz da
advisors: Coelho, Carlos Daniel Borges
Cachim, Paulo Barreto
keywords: Engenharia civil
Portos
Marés
Mecânica das ondas
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Como país europeu, Portugal encontra-se numa zona periférica bastante afastado das grandes potências, embora, olhando somente o Atlântico, Portugal torna-se o centro da Europa, podendo alimentar todo o velho continente através dos seus portos marítimos. Dada a abrangência de conceitos que englobam as estruturas portuárias, o presente trabalho centrou-se na definição e métodos de dimensionamento de quebramares. Após uma pequena introdução, foi feito um enquadramento histórico do tema, englobando alguns casos de quebramares construídos a nível mundial. As principais acções a que uma estrutura deste tipo está sujeita ao longo da sua vida útil são as ondas e as marés. O capítulo 3 faz referência a ambas, indicando como estas são consideradas no dimensionamento do quebramar. O capítulo 4 faz uma abordagem sobre vários métodos de dimensionamento das diversas partes constituintes dos quebramares. O capítulo seguinte analisa a sensibilidade de cada um dos métodos de dimensionamento às diferentes variáveis intervenientes. Por fim são elaboradas algumas tabelas genéricas de altura de onda e comprimento de quebramar, com o objectivo de ajudar o projectista numa fase de pré-dimensionamento (capítulo 6). Os quebramares são estruturas essenciais num porto marítimo, embora o seu dimensionamento seja algo complexo, englobando variáveis de difícil quantificação. O trabalho tem como objectivo a compreensão de quais os aspectos que mais influência têm no seu dimensionamento, possibilitando assim uma tentativa de redução de incertezas e uma definição dos aspectos de maior relevo.

As european country, Portugal is in a peripheric zone far from the great powers, though, looking only at the Atlantic, Portugal becomes the centre of Europe, being able to feed the whole old continent through its sea ports. Because of the range of concepts that include harbour structures, this work was centered in the breakwater definition and its design methods. After a small introduction, a historical framing of the subject was done, including some breakwaters world-wide cases. The main actions over these kind of structures during their useful life are the waves and the tides. Chapter 3 makes reference to both, indicating how these are considered in the breakwater design. Chapter 4 does an approach on varied design methods of several breakwater constituent parts. The next chapter analyses the sensibility of each of the design methods to the different intervenient variables. Finally, some generic charts of wave height and breakwater length are elaborated, with the aim of helping the designer in a predefinition phase (chapter 6). The breakwaters are essential structures in a harbour area, though their design is complex, including several variables of difficult quantification. The work has the purpose of understanding the aspects that have more influence in their design therefore, making possible an attempt of reduction of uncertainties and a definition of the main aspects.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/2341
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